quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

>>>>SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DE AVENTURA.

>>>>SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DE AVENTURA.
Encaminho arquivo com a sequência didática para serem trabalhadas com os educandos da 7ª série (8º ano) Ensino Fundamental, Gênero textual Narrativa de Aventura. Com o Tempo estipulado: 2 aulas de 50 minutos.
Para tanto apresentamos atividades fundamentadas no conhecimento dos aspectos do gênero, garantindo repertórios textuais e situações de produção. Assim, as etapas estão focadas em análises de texto do gênero narrativa de aventura, focadas em dois grandes aspectos: práticas orais e práticas escrita.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
INTRODUÇÃO:
A sequência didática proposta tenciona um trabalho direcionado ao gênero textual para as 7ª série (8º ano) Ensino Fundamental, Narrativa de Aventura. Para tanto apresentamos atividades fundamentadas no conhecimento dos aspectos do gênero, garantindo repertórios textuais e situações de produção. Assim, as etapas estão focadas em análises de texto do gênero narrativa de aventura, focadas em dois grandes aspectos: práticas orais e práticas escrita.
OBJETIVOS GERAIS:
Esta sequência didática tem como finalidade o trabalho com a tipologia narrativa de aventura.
• Levando o educando ao contato com esse tipo de texto, bem como conhecer sua estrutura e suas características;
• Estimular e exercitar a leitura e a escrita de narrativas e a interpretação de textos;
• Saber se o educando sabe a respeito;
• Nortear o educando no planejamento e na produção de sua narrativa de aventura;
• Contribuir no conhecimento das personagens e dos narradores de uma narrativa;
• Proporcionar aos alunos uma leitura crítica e reflexiva.
CONTEÚDO:
Gênero textual narrativa de aventura
PÚBLICO ALVO:
7ª série (8º ano) Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO PARA AULA: 2 aulas de 50 min
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Cópias do texto
• Quadro;
• Pincel, entre outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada com base na observação dos imediatos critérios no aluno: interesse, participação, resolução de atividade.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO:
TEXTO NARRATIVO: A ILHA DE VERDADE
(BARRIE, James Matthew. A ilha de verdade. In: Peter Pan. Tradução integral de Ana Maria Machado. São Paulo: Salamandra, 2006. p. 75-81 (fragmentos)).
• Primeiramente ler com a turma o texto citado acima, promovendo uma conversa, para se tiver um conhecimento dos personagens da narrativa e do narrador;
• Conversa informal sobre o texto narrativo focalizando os elementos narrativos fundamentais;
• Leitura e reconhecimento dos elementos narrativos fundamentais nos textos propostos;
• Descritivizar frases narrativas mostrando, a importância da descrição na criação do texto narrativo.
ATIVIDADE:
A seguir, os mandar lerem três ocorrências iniciais abaixo e pedir que eles escrevê-las em seus cadernos, para que se virem histórias. Escrevam para cada uma delas dois ou três parágrafos, transformando-as em pequenas narrativas.
a) Dois barcos piratas, em busca do mesmo tesouro encontram-se em pleno oceano, a caminho de uma ilha perdida...
b) Um velhinho sai de casa para ir ao banco buscar dinheiro. Leva contigo seu cachorro vira-lata, em sua coleira...
c) Um jornalista chega ao serviço e encontra uma carta anônima sobre sua mesa de trabalho...
Pedir que sugerissem dentre essas três histórias inventadas, e responderem em seus cadernos:
Qual é a posição inicial dessa narrativa?
Qual a confusão da história?
Ela é resolvida? Como?
Agora leia as frases abaixo e use conectores temporais para reescrevê-las:
Reescreva as frases como se contasse uma história juntando a elas. Faça alterações que julgar necessárias para que sua narrativa fique coesa.
• Ela lavou a louça e secou a pia.
• Ela estendeu a roupa no varal.
• Ela varreu o chão da casa e do quintal.
• Ela sentou e chorou.
• Estava muito triste com tudo que acontecera.
POSSÍVEL RESPOSTA:
Ela lavou a louça e secou pia. Em seguida estendeu a roupa no varal. Depois, varreu o chão da casa e do quintal. Em seguida ela sentou e chorou, pois estava muito triste com tudo o que acontecera.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- RODELLA, Gabriela; Flávio Nigro e João Campos – Português A Arte da Palavra 7º ano, Editora AJS 1ª edição 2009.
-BARRIE, James Matthew. A ilha de verdade. In: Peter Pan. Tradução integral de Ana Maria Machado. São Paulo: Salamandra, 2006. p. 75-81.
-7º ANO DO ENS. FUND. 1ª LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – NARRATIVA DE AVENTURAS. Disponível em: http://gleice-linguaportuguesa.blogspot.com.br/…/interpreta…. Acessado em: 21 de setembro de 2015
-GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

3 comentários:

  1. Muito bom esse material. Gostaria de encontrar um trabalho com sequencia didática no gênero textual narrativa- rotina diária

    ResponderExcluir
  2. Olá, José Barbosa Costa!

    Seja bem-vindo ao blogue "Da Língua Portuguesa".

    Agradeço sua visita.

    Qual o público alvo que você precisa da sequência didática: gênero textual: narrativa, rotina diária?

    ResponderExcluir
  3. Gostei excelente, essa proposta de atividade muito bom mesmo.

    ResponderExcluir