quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

>>>>>>MORFOLOGIA E SEU OBJETO DE ESTUDO.
O vocábulo Morfologia é a junção de duas palavras de origem grega: MORFO: forma LOGIA: estudo. Morfologia Estudo das Formas.
Objeto de Estudo da Morfologia é: a forma interna das palavras, ou seja, sua estrutura, a relação formal entre palavras. Os princípios que conduzem a formação de novas palavras. Morfemas: o que são?
Palavras e Vocábulos: Toda palavra é vocábulo, mas nem todo vocábulo é palavra.
Alvo de estudo da Língua Portuguesa é a Linguagem. A Linguagem se efetiva por meio de palavras (escritas ou faladas). Morfologia estuda a forma das palavras. Cada palavra desempenha uma função na Língua, na Língua, Função= Forma. Para saber a forma de uma palavra é preciso saber qual a função que ela está desempenhando na Língua. De acordo com a função desempenhada, a palavra terá uma classificação. Existem 10 classes (formas) de palavras.
As formas são as seguintes classes gramaticais: Artigo; Verbo; Substantivo, Pronomes, Conjunções, Advérbio, Preposição, Interjeição, Numeral, Adjetivo.
Olá eu sempre estudei em escola pública, aprendi sobre estudo morfológico da língua portuguesa em todas as séries Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a matérias foi ensinada com a profundidade apropriada, de forma correta. Gostei muito, pois aprendi muito mais rápido com as explicações de meus ex-professores.



>>>>>>ARTIGO: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Antônio Carlos Gomes, Letícia Queiroz de Carvalho
Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre algumas contribuições conceituais do filósofo russo Mikhail Bakhtin no que tange ao ensino da Língua Portuguesa no contexto da Educação Profissional, a partir de uma perspectiva dialógica e polifônica, em que a língua não seja apenas um conjunto de formas (signos) e suas regras de combinação (sintaxe), formando um sistema autônomo e dissociado das práticas sociais em que se insere, mas sim um elemento de comunicação e interação que, em seu uso real, tem a propriedade de ser dialógica e deve ser aprendida a partir das nossas interações em sociedade. Acredita-se que a concepção de educação profissional que se amplia a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, de 1996, alinha-se ao viés social da língua e do seu ensino em uma concepção mais global e abrangente nas aulas de Português.
file:///C:/Users/LAN%20MANIA/Downloads/347-1354-2-PB.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário