A Tragédia Castro de António Ferreira representa a mais sincera e
verdadeira coragem do Amor que leva um Rei a aperceber-se da barbaridade de uma
determinação estatal censurável que acaba por acontecer, mas que ao mesmo tempo
acaba por vencer a própria Morte.
A história do amor interdito de Inês e Pedro, o herdeiro do trono
português, abala intensamente aqueles que ao longo dos séculos creem no Amor e
em toda a sua energia. Portanto, Inês, adotada pelo Amor, é a papel que melhor mostrar-se
a intemporalidade e a invencibilidade da emoção, que a transforma, a ela também,
numa figura dramática eterna.
A finalidade é revelar-se que Inês se tornou eterna muito além da
história. O desígnio com este esboço é ainda comprovar que a papel de Pedro na
história foi imortalizar Inês, dar-lhe vida depois de sua morte.
A obra de Bernardim Ribeiro, Menina e Moça Menina e Moça é uma
novela em prosa, mas de um amplo sentimentalismo individual. A obra apresenta,
no entanto, tal intensidade significativa que concebe quase fisicamente a
ligação entre o sentimentalismo ingênuo das cantigas trovadorescas e a riqueza
arquitetônica do sentimentalismo renascentista, ao mesmo tempo em que se
reconhecem nela os tiques e maneirismos que ainda hoje nos diferenciam como
povo. Esta obra é dividida em duas partes e uma introdução.
O soneto de Luis Vaz de Camões Amor é fogo que arde sem se ver, aborda um conceito do amor na compreensão do neoplatonismo, porque, exacerbar o dualismo platônico entre afetuoso e compreensível, matéria e espírito, finito e infinito, mundo e Deus. Para Camões, o Amor é um tipo de ilusória significante, completo e único, pelo qual há o anseio de atingi-lo, mas como somos imperfeitos e decaídos, somos ao mesmo tempo incapazes de chegar a esse ideal. O amor é então, como uma emoção que submerge admirações e que ocorre quando existe uma circunspecção de identidade entre pessoas com identidades bem definidas e diferenciadas.
O soneto de Luis Vaz de Camões Amor é fogo que arde sem se ver, aborda um conceito do amor na compreensão do neoplatonismo, porque, exacerbar o dualismo platônico entre afetuoso e compreensível, matéria e espírito, finito e infinito, mundo e Deus. Para Camões, o Amor é um tipo de ilusória significante, completo e único, pelo qual há o anseio de atingi-lo, mas como somos imperfeitos e decaídos, somos ao mesmo tempo incapazes de chegar a esse ideal. O amor é então, como uma emoção que submerge admirações e que ocorre quando existe uma circunspecção de identidade entre pessoas com identidades bem definidas e diferenciadas.
A canção a ser avaliada nesse começo é Monte
Castelo de Renato Russo. Ela é uma conversa com o texto bíblico O amor é um dom
supremo e um texto escrito pelo apóstolo Paulo à Igreja de Coríntios que fala
da elevação do amor como sentimento puro, verdadeiro e o soneto de Camões “amor
é um fogo que arde sem se ver” que exibe o amor existente entre homem e mulher.
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