PLANO DE AULA- MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS
PÚBLICO - ALVO: 2ª série (2º ano- Ensino médio)
FAIXA ETÁRIA: 15 a 17 anos de idade
DURAÇÃO: 1 aula (60 minutos)
TEMA: Estrutura e formação das palavras.
CONTEÚDO: Elementos mórficos (radical, tema, vogal temática, desinência, afixos, vogais e consoantes de ligação).
OBJETIVO GERAL:
Compreender a formação de palavras através dos elementos mórficos.
Inserir o educando no estudo da Morfologia, expondo-lhe o conteúdo sobre Estrutura das palavras, permitindo assim que diferencie os elementos que compõem essa estrutura e os reconheça.
Compreender a formação de palavras através dos elementos mórficos.
Inserir o educando no estudo da Morfologia, expondo-lhe o conteúdo sobre Estrutura das palavras, permitindo assim que diferencie os elementos que compõem essa estrutura e os reconheça.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conversa informal com os educando sobre o tema estabelecido;
Conhecer e distinguir o que são afixos, radical, tema, vogais temáticas, desinência, vogais e consoantes de ligação.
Reconhecer o radical e os afixos das palavras.
Conversa informal com os educando sobre o tema estabelecido;
Conhecer e distinguir o que são afixos, radical, tema, vogais temáticas, desinência, vogais e consoantes de ligação.
Reconhecer o radical e os afixos das palavras.
MATERIAL DE APOIO:
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Palavra é um todo sonoro e significante. É uma unidade construída de morfemas, ou elementos mórficos.
relamp-adeja
relamp-eia
relamp-eja
Morfemas são as unidades mínimas de caráter significativo, capazes de se articularem entre si para constituir a palavra.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Os elementos mórficos da estrutura das palavras são: radical ou tema, desinência e afixos.
RADICAL
É o elemento principal da palavra, a base de seu significado. O radical não sofre variação.
Em relampeja, o radical é relamp (elemento invariável).
Em pedreiro, o radical é pedr.
Os radicais são elementos comuns às palavras da mesma família etimológica (da mesma origem). Há inúmeros radicais gregos e latinos que formam famílias etimológicas.
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Palavra é um todo sonoro e significante. É uma unidade construída de morfemas, ou elementos mórficos.
relamp-adeja
relamp-eia
relamp-eja
Morfemas são as unidades mínimas de caráter significativo, capazes de se articularem entre si para constituir a palavra.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Os elementos mórficos da estrutura das palavras são: radical ou tema, desinência e afixos.
RADICAL
É o elemento principal da palavra, a base de seu significado. O radical não sofre variação.
Em relampeja, o radical é relamp (elemento invariável).
Em pedreiro, o radical é pedr.
Os radicais são elementos comuns às palavras da mesma família etimológica (da mesma origem). Há inúmeros radicais gregos e latinos que formam famílias etimológicas.
auto-
radical grego
demo-
radical grego
demo-
vermi-
radical latino
multi-
radical latino
multi-
Em mandar, vender e partir os radicais são: mand, vend e part, e os temas serão:
mand+a, vend+ e, part+i.
DESINÊNCIA
É o elemento que se acrescenta ao radical para indicar flexão.
A desinência pode ser nominal (de gênero, número ou grau) ou verbal (de modo, tempo ou pessoa).
cas a s
(desinência de gênero) (desinência de número)
mand+a, vend+ e, part+i.
DESINÊNCIA
É o elemento que se acrescenta ao radical para indicar flexão.
A desinência pode ser nominal (de gênero, número ou grau) ou verbal (de modo, tempo ou pessoa).
cas a s
(desinência de gênero) (desinência de número)
Falá va mos
(desinência de modo e tempo) (desinência de número e pessoa)
AFIXOS
São os elementos significativos secundários, juntados ao radical para formar palavras novas. Quando o afixo vem antes do radical, chama-se prefixo, e quando vem depois, chama-se sufixo.
Em refeito e sobrevivência há os prefixos re e sobre, respectivamente;
em bondoso e arruaceiro há sufixos oso e eiro.
Não existe em nossa língua palavra que tenha mais três prefixos: in + de + com + por:
(desinência de modo e tempo) (desinência de número e pessoa)
AFIXOS
São os elementos significativos secundários, juntados ao radical para formar palavras novas. Quando o afixo vem antes do radical, chama-se prefixo, e quando vem depois, chama-se sufixo.
Em refeito e sobrevivência há os prefixos re e sobre, respectivamente;
em bondoso e arruaceiro há sufixos oso e eiro.
Não existe em nossa língua palavra que tenha mais três prefixos: in + de + com + por:
FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Há dois processos de formação de palavras:
DERIVAÇÃO
A derivação consiste na formação de palavras mediante acréscimo de afixos a uma palavra-base ou mediante a redução da palavra-base. As palavras formadas por derivação recebem o nome de derivadas, e as que lhes dão formação, primitivas ou derivantes.
feliz -> palavras primitiva ou derivante.
infeliz-> palavras derivada por acréscimo de um afixo (prefixo in-)
arranjo-> palavra derivada por redução (arranjar)
arranjador-> palavra derivada por acréscimo de um afixo (sufixo – ador)
A derivação pode ser:
• prefixal: é a que se obtém pelo acréscimo de um prefixo a uma base.
desrespeito -> (des + respeito)
acrescer-> (a + crescer)
revestir -> (re + vestir)
antinatural-> (anti + natural)
• sufixal:é a que se obtém pelo acréscimo de um sufixo a uma base.
graciosa-> ( graça + osa)
charutaria-> (charuto + aria)
rapidamento-> (rápido + mente)
• parassintética: é a que se obtém pelo acréscimo de prefixo e sufixo ao mesmo tempo.
desalmado-> (des + alma + ado)
esfarelar-> (es + farelo + ar)
• regressiva de verbal ou pós-verbal: é a que se obtém mediante redução da palavra derivante.
marco-> de marcar
debate-> de debater
realce-> de realçar
Há dois processos de formação de palavras:
DERIVAÇÃO
A derivação consiste na formação de palavras mediante acréscimo de afixos a uma palavra-base ou mediante a redução da palavra-base. As palavras formadas por derivação recebem o nome de derivadas, e as que lhes dão formação, primitivas ou derivantes.
feliz -> palavras primitiva ou derivante.
infeliz-> palavras derivada por acréscimo de um afixo (prefixo in-)
arranjo-> palavra derivada por redução (arranjar)
arranjador-> palavra derivada por acréscimo de um afixo (sufixo – ador)
A derivação pode ser:
• prefixal: é a que se obtém pelo acréscimo de um prefixo a uma base.
desrespeito -> (des + respeito)
acrescer-> (a + crescer)
revestir -> (re + vestir)
antinatural-> (anti + natural)
• sufixal:é a que se obtém pelo acréscimo de um sufixo a uma base.
graciosa-> ( graça + osa)
charutaria-> (charuto + aria)
rapidamento-> (rápido + mente)
• parassintética: é a que se obtém pelo acréscimo de prefixo e sufixo ao mesmo tempo.
desalmado-> (des + alma + ado)
esfarelar-> (es + farelo + ar)
• regressiva de verbal ou pós-verbal: é a que se obtém mediante redução da palavra derivante.
marco-> de marcar
debate-> de debater
realce-> de realçar
COMPOSIÇÃO
A composição consiste na formação de vocábulos mediante a reunião de dois ou mais radicais em um só todo, com significação própria.
A composição pode ser por:
• justaposição: processo de formação em que os radicais se reúnem sem nenhuma modificação, conservando cada um a sua independência e a sua acentuação .
ponta+ pé= pontapé/ girar+ sol= girassol /plano+ alto= planalto
• aglutinação: processo de formação em que os radicais se modificam e se fundem de tal maneira que a composição fica aparentemente irreconhecível fidalgo ->filho + de + algo
vinagre-> vino +acre
petróleo-> petra+ óleo
OUTROS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS:
HIBRIDISMO
Hibridismo é um processo de formação de palavras por junção de elementos de línguas diferentes.
abreugrafia-> abreu, de origem portuguesa, e grafia, de origem grega
alcoômetro-> álcool, de origem árabe, e metro, de origem grega
bígamo-> bi, de origem latina, e gamo, de origem grega
ABREVIAÇÃO
Abreviação (ou redução) é o processo de formação de palavras por redução da palavra original.
cine-> reduzido de cinema
auto->reduzido de automóvel
extra-> reduzido de extraordinário
foto-> reduzido de fotografia
boteco-> reduzido de botequim
A composição consiste na formação de vocábulos mediante a reunião de dois ou mais radicais em um só todo, com significação própria.
A composição pode ser por:
• justaposição: processo de formação em que os radicais se reúnem sem nenhuma modificação, conservando cada um a sua independência e a sua acentuação .
ponta+ pé= pontapé/ girar+ sol= girassol /plano+ alto= planalto
• aglutinação: processo de formação em que os radicais se modificam e se fundem de tal maneira que a composição fica aparentemente irreconhecível fidalgo ->filho + de + algo
vinagre-> vino +acre
petróleo-> petra+ óleo
OUTROS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS:
HIBRIDISMO
Hibridismo é um processo de formação de palavras por junção de elementos de línguas diferentes.
abreugrafia-> abreu, de origem portuguesa, e grafia, de origem grega
alcoômetro-> álcool, de origem árabe, e metro, de origem grega
bígamo-> bi, de origem latina, e gamo, de origem grega
ABREVIAÇÃO
Abreviação (ou redução) é o processo de formação de palavras por redução da palavra original.
cine-> reduzido de cinema
auto->reduzido de automóvel
extra-> reduzido de extraordinário
foto-> reduzido de fotografia
boteco-> reduzido de botequim
ONOMATOPÉIA
É um processo de formação de palavras por imitação de certas vozes ou ruídos fonfom, pingue- pongue, plaft, buá, zunzum
EXERCÍCIOS
1. (FGV-RJ) Assinale o item em que há erro quanto à análise da forma verbal cantávamos:
a) cant- é radical
b) -á- é vogal temática
c) canta- é tema
d) -va- é desinência de pretérito imperfeito do subjuntivo
e) -mos é desinência de 1ª pessoa do plural
RESPOSTA ALTERNATIVA “D”
2. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
a) alguém - algo - algum
b) ler, leitura - lição
c) ensinar - ensino, ensinamento
d) candura - cândido - incandescência
e) viver - vida - vidente
RESPOSTA ALTERNATIVA: “D”
3. (UFSC) Assinale a alternativa em que o elemento mórfico em destaque está corretamente analisado.
a) menin(a) (-a) desinência nominal de gênero
b) vend(e)ste (-e-) - vogal de ligação
c) gas(ô)metro (ô) - vogal temática de segunda conjugação
d) ama(ss)em (-sse-) - desinência de segunda pessoa do plural
e) cantaríe(is) (-is) - desinência do imperfeito do subjuntivo
RESPOSTA ALTERNATIVA: “A”
4.(FATEC-SP) Nas palavras poliglota, tecnocracia, acrópole, demagogo e geografia encontramos elementos gregos que têm as seguintes significações, respectivamente:
a) garganta, ciência, cidade, conduzo, terra
b) língua, governo, civilização, enganar, terra
c) muitas, deus, alto, povo, planeta
d) língua, governo, alto, povo, terra
e) muita, poder, cidade, diabo, tratado
RESPOSTA ALTERNATIVA: “D”
5. (UBC-SP)Entre os termos abaixo, aponte o correto:
a ) teocracia = governo de privilegiados
b) plutocracia = governos de muitos
c) oligarquia = governo de pequeno grupo
d) aristocracia = governo de dinheiro
e) anarquia = governo do povo
RESPOSTA ALTERNATIVA: “C”
6. (CESGRANRIO-RJ)
Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco. Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. “Um vagabundo empurrado pela seca.”
Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
a) zunzum
b) tlim-tlim
c) toque-toque
d) reco-reco
e) vivido
RESPOSTA ALTERNATIVA: “E”
7. (PUC-SP) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
( 1 ) derivação imprópria ( ) desenredo
( 2 ) prefixação ( ) narrador
( 3 ) prefixação e sufixação ( ) infinitamente
( 4 ) sufixação ( ) o voar
( 5 ) composição por justaposição ( ) pão de mel
a) 3, 4, 2, 5, 1 d) 2, 4, 3, 5, 1
b) 2, 4, 3, 1, 5 e) 4, 1, 5, 2, 3
c) 4, 1, 5, 3, 2
RESPOSTA ALTERNATIVA: “B”
8. (FCMSC – SP) – Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
RESPOSTA ALTERNATIVA: “E”
9. (UNESP-SP) As palavras perda, corredor e saca-rolhas são formadas, respectivamente, por:
a) derivação regressiva, derivação sufixal, composição por justaposição;
b) derivação regressiva, derivação sufixal, derivação parassintética;
c) composição por aglutinação, derivação parassintética, derivação regressiva;
d) derivação parassintética, composição por justaposição, composição por aglutinação;
e) composição por justaposição, composição por aglutinação, derivação prefixal
RESPOSTA ALTERNATIVA: “A”
É um processo de formação de palavras por imitação de certas vozes ou ruídos fonfom, pingue- pongue, plaft, buá, zunzum
EXERCÍCIOS
1. (FGV-RJ) Assinale o item em que há erro quanto à análise da forma verbal cantávamos:
a) cant- é radical
b) -á- é vogal temática
c) canta- é tema
d) -va- é desinência de pretérito imperfeito do subjuntivo
e) -mos é desinência de 1ª pessoa do plural
RESPOSTA ALTERNATIVA “D”
2. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
a) alguém - algo - algum
b) ler, leitura - lição
c) ensinar - ensino, ensinamento
d) candura - cândido - incandescência
e) viver - vida - vidente
RESPOSTA ALTERNATIVA: “D”
3. (UFSC) Assinale a alternativa em que o elemento mórfico em destaque está corretamente analisado.
a) menin(a) (-a) desinência nominal de gênero
b) vend(e)ste (-e-) - vogal de ligação
c) gas(ô)metro (ô) - vogal temática de segunda conjugação
d) ama(ss)em (-sse-) - desinência de segunda pessoa do plural
e) cantaríe(is) (-is) - desinência do imperfeito do subjuntivo
RESPOSTA ALTERNATIVA: “A”
4.(FATEC-SP) Nas palavras poliglota, tecnocracia, acrópole, demagogo e geografia encontramos elementos gregos que têm as seguintes significações, respectivamente:
a) garganta, ciência, cidade, conduzo, terra
b) língua, governo, civilização, enganar, terra
c) muitas, deus, alto, povo, planeta
d) língua, governo, alto, povo, terra
e) muita, poder, cidade, diabo, tratado
RESPOSTA ALTERNATIVA: “D”
5. (UBC-SP)Entre os termos abaixo, aponte o correto:
a ) teocracia = governo de privilegiados
b) plutocracia = governos de muitos
c) oligarquia = governo de pequeno grupo
d) aristocracia = governo de dinheiro
e) anarquia = governo do povo
RESPOSTA ALTERNATIVA: “C”
6. (CESGRANRIO-RJ)
Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco. Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. “Um vagabundo empurrado pela seca.”
Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
a) zunzum
b) tlim-tlim
c) toque-toque
d) reco-reco
e) vivido
RESPOSTA ALTERNATIVA: “E”
7. (PUC-SP) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
( 1 ) derivação imprópria ( ) desenredo
( 2 ) prefixação ( ) narrador
( 3 ) prefixação e sufixação ( ) infinitamente
( 4 ) sufixação ( ) o voar
( 5 ) composição por justaposição ( ) pão de mel
a) 3, 4, 2, 5, 1 d) 2, 4, 3, 5, 1
b) 2, 4, 3, 1, 5 e) 4, 1, 5, 2, 3
c) 4, 1, 5, 3, 2
RESPOSTA ALTERNATIVA: “B”
8. (FCMSC – SP) – Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
RESPOSTA ALTERNATIVA: “E”
9. (UNESP-SP) As palavras perda, corredor e saca-rolhas são formadas, respectivamente, por:
a) derivação regressiva, derivação sufixal, composição por justaposição;
b) derivação regressiva, derivação sufixal, derivação parassintética;
c) composição por aglutinação, derivação parassintética, derivação regressiva;
d) derivação parassintética, composição por justaposição, composição por aglutinação;
e) composição por justaposição, composição por aglutinação, derivação prefixal
RESPOSTA ALTERNATIVA: “A”
METODOLOGIA:
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas e práticas didáticas que possibilitem a participação efetiva dos alunos no processo de apreensão do conteúdo programático.
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas e práticas didáticas que possibilitem a participação efetiva dos alunos no processo de apreensão do conteúdo programático.
AVALIAÇÃO:
Os educando serão avaliados através da execução das atividades propostas participação na aula e também na correção dos exercícios, pois através deles identificarei se eles conseguiram ou não apreender a matéria aplicada.
Os educando serão avaliados através da execução das atividades propostas participação na aula e também na correção dos exercícios, pois através deles identificarei se eles conseguiram ou não apreender a matéria aplicada.
RECURSOS:
Quadro; pincel; cópias de exercícios e cópias da explicação do conteúdo.
Quadro; pincel; cópias de exercícios e cópias da explicação do conteúdo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CAMPEDELLI, S. Y. ; SOUZA, Jésus Barbosa de. PORTUGUÊS - LITERATURA, PRODUÇÃO DE TEXTOS & GRAMÁTICAS. 3. ed. São Paulo: SARAIVA, 2000
CAMPEDELLI, S. Y. ; SOUZA, Jésus Barbosa de. PORTUGUÊS - LITERATURA, PRODUÇÃO DE TEXTOS & GRAMÁTICAS. 3. ed. São Paulo: SARAIVA, 2000
Excelente plano. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Ótimo trabalho.
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