domingo, 4 de julho de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Ortografia:Emprego dos porquês.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

CONTEÚDO:

·         Ortografia:Emprego dos porquês.

 

HABILIDADE:

·         Reconhecer o uso dos porquês em diferentes contextos.

·         Empregar os porquês conforme a norma culta.

 

METODOLOGIA:

·         Aula expositiva;  variações do uso dos porquês (porque, por que, porquê e por quê);

·         Exemplificação em frases;

·         Música Os 4 tipos de porquês - Parodia Pedagógica;

·         Exercício proposto;

·         Correção de exercícios.

 

RECURSOS:

·                    Material didático professor: Quadro branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo

·                    Material didático do aluno: Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.

 

AVALIAÇÃO:

·         Escrita (exercícios propostos) e oral (participação coletiva e individual).

·         Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e resolução das atividades.

 

USO DOS PORQUÊS

 

1. PORQUE (junto e sem acento): É uma conjunção explicativa. Usamos, por exemplo, para responder perguntas. Essa forma pode ser substituída por "POIS."

Ex.: Eu estou lendo esse artigo, porque (pois) preciso entender melhor essa questão.

 

2. PORQUÊ (junto e com acento): É um substantivo e, portanto, vem acompanhado de artigo, numeral, adjetivo ou pronome.

Ex.: Não tem jeito, você sempre começa com seus porquês para justificar tudo o que faz de errado.

 

3. POR QUE (separado e sem acento):Usa-se quando for "motivo pelo qual" ou quando for uma sentença interrogativa.

Ex. (1): Agora eu sei por que (motivo pelo qual) você nunca fala comigo.
Ex. (2): Por que a gente não vai ao cinema?

 

4. POR QUÊ (separado e com acento no "que"):Quando o "que" estiver em final de sentença, ou seja, ao lado da pontuação, precisa sempre ter o acento, em todos os casos.

Ex. (1): Ele está triste por quê? Por quê?

Ex. (2): O quê? E eu posso fazer o quê?

 

 

EMPREGO DOS PORQUÊS: MÚSICA: OS 4 TIPOS DE PORQUÊS - A PRAÇA - PARÓDIA PEDAGÓGICA

 

Hoje eu acordei com vontade de escrever

Olhei atentamente os quatro tipos de porquês

Junto, separado, com ou sem acento

Esse é o porquê que eu não aguento

É separado para pergunta

E com acento somente no final

Será juntinho para resposta

E com acento para motivo real.

 

 

ATIVIDADES

 

“Por quês” e “porquês” engraçados

Por que você acorda?

Porque você dorme.

 

Por que o leão fugiu?

Porque encontrou a jaula aberta.

 

Por que o pinto pia?

Porque, não sabe falar.

 

Por que o galo briga?

Porque a galinha não está no galinheiro.

 

Por que aquele cachorro não late?

Porque é um cachorro quente.

 

Por que a xícara tem asas mas não voa?

Porque não é uma ave.

 

Por que o elefante pesa toneladas?

Porque come muito.

Clélia Márcia

1. Qual é o título do texto?

R.: “Por ques” e “porques” engraçados

 

2.Quem é o autor do texto?

R.: Clélia Márcia

 

3.Quantas frases possui o texto?

R.: O texto possui 14 frases

 

 

4. Preencha as lacunas em branco do texto com: Por que, porque, por quê ou porquê?

Gabriela tem quatro anos e está naquela fase dos porquês. Seu Otávio estava na sala lendo jornal quando...     

 - Papai, por que você lê jornal?      

- Porque preciso saber das notícias. Respondeu o pai Gabi continuou:     

 - Saber das notícias por quê?     

 - Porque preciso ficar bem informado. O pai respondeu, ainda paciente.      

- Por que você quer ficar bem informado? Questionou novamente.      

Já cansado, o pai retrucou:     

 - Ah, filha! Seus porquês estão me deixando enrolado...

Então...fórmula de lançamento

 

5. Complete as frases com porque, porquê, por que ou por quê..

a)  Você não saiu? Por quê?

 b)  Porque ela perdeu, fiquei triste.

c)  A estrada por que andei não tinha fim.

d)  Não entendi o porquê de tanta reclamação.

 e)  Não sei por que fui mal na prova.fórmula de lançamento

 

6.Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:

( ) Não fiz a pesquisa * estava doente.
( ) * Marcela não conta toda a verdade?
( )  Não quis ir ao cinema *?
( )  Nem imagino o * dessa alegria.

(a) porquê
(b) por quê
(c) por que
(d) porque

D; C; B; A.

 

7.Complete a cruzadinha de acordo com as frases abaixo empregando o uso do porquê  e depois, reescreva-as:

Uso dos POR QUES Ativ Ling Portuguesa (14)

 

a) Ninguém  soube explicar  o _______________ da tragédia.

Ninguém  soube explicar  o  porquê  da tragédia.

b) Mamãe me perguntou ________________não fui ao clube.

Mamãe me perguntou por que não fui ao clube.

c) ___________________precisamos preservar o meio ambiente?

Por que precisamos preservar o meio ambiente?

d) Os livros de literatura agradam tanto, __________________?

Os livros de literatura agradam tanto, por quê?

e) André ficou feliz__________________passou no Vestibular.

André ficou feliz por que passou no Vestibular.

f) Mariane me perguntou __________________não  poderia ir conosco.

Mariane me perguntou  por que não  poderia ir conosco.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário