domingo, 4 de julho de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7°ANO GRAMÁTICA: Verbo - Modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos, e suas Tecnologias

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

PROFESSOR: Matheus Daniel de Souza

ANO:

CONTEÚDOS:

·                    GRAMÁTICA:Verbo - Modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.

 

HABILIDADES:

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:       

·                    Introduzir e explicar os conceitos de Substantivo, Classificação dos substantivos, Gênero do substantivo; Flexão do substantivo através de uma aula expositiva e dialogada, atentando-se às regras de uso. Fixar a matéria aplicando os exercícios, seguida de correção coletiva.

RECURSOS DIDÁTICOS:


·                    Material didático professor: Quadro branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo

·                    Material didático do aluno: Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

·                    Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos. 

 

TEMPO E MODO DO VERBO

 

O fato expresso pelo verbo aparece sempre situado nos tempos: presente, passado, futuro.

Presente- fato expresso naquele momento; atual; hoje.      

Ele anuncia o fim da chuva.

Passado- Ele anunciou o fim da chuva.

Os verbo no passado, classificam-se nos tempos:

Pretérito perfeito: expressa ação ou um fato acorrido e concluído no passado.

Eu menti para minha tia.

Pretérito imperfeito - expressa fato ou uma ação que era habitual ou costumava acontecer no passado.

Eu gostava mesmo era de futebol.

Pretérito mais que perfeito - indica um fato no passado que ocorreu antes de outro fato também no passado.

Futuro do presente - expressa uma ação que ocorre num tempo futuro em relação ao tempo atual.

Ex.: Falaremos ou não uma festa no dia de seu aniversário?

Ela visitará a amiga no próximo final de semana.

O futuro do presente é reconhecido pela presença de re/ra.

Futuro do pretérito- expressa uma ideia de ação futura que ocorreria desde que uma condição tivesse sido atendida antes.

Exemplo: Se você permitisse, faríamos uma festa no dia de seu aniversário.

Ela viria no próximo sábado, seu pudesse.

O futuro do pretérito é reconhecido pela presença de ria/rie.

MODOS VERBAIS

Os verbos classificam-se em 3 modos.

1- Indicativo: é o modo de certeza empregado para indicar que algo realmente acontece, aconteceu ou acontecerá.

Ex.: Eu amo meus pais.

Eu amei meus pais.

Eu amarei  meus pais.

2- Subjuntivo: é o modo de hipótese ou da possibilidade, utilizado para indicar que algo pode vir acontecer. Normalmente é empregado depois de verbos que dão ideia de:

*ordem, proibição, desejo, vontade,pedido, hipótese.

Ex.: Talvez eu ame meus pais.

Talvez eu leia o livro.

Se eu puder, irei à sua casa.

3- Imperativo: é o modo pelo qual se expressa uma ordem, um pedido, um conselho ou uma orientação. O imperativo pode ser afirmativo, e negativo.

Ex.: Vá dormir, menino! (imperativo afirmativo)

Não arrisque sua saúde! (imperativo negativo)

 

EXERCÍCIOS

1-Escreva o significado do verbo a que pertence cada uma das formas verbais abaixo.
a) eu trouxe
b)ela coube
c) quando ele vier
d) eles viram
e) eu pus
f) eu visto
g) ele diria

 

Trazer
Caber 
Vir
Vir/Ver
Pôr
Vestir
Dizer

2- Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.
a)Choveu muito ontem.
b)Faz frio.
c)Não arrumamos o quarto.
d)Talvez eu experimente desse sorvete.
e)Abra essa porta garoto!
f)Toquem a viola e dancem.
g)Resolveremos as atividades após o jantar.
h)Gritamos muito.
h)Ah!se meu time vencesse...
i)Não partiremos o bolo agora.

Choveu = pretérito perfeito do modo indicativo

faz = presente do indicativo

arrumamos = pretérito perfeito do indicativo

experimente = presente do modo subjuntivo

abra = modo imperativo afirmativo

toquem e dance = imperativo afirmativo

resolveremos = futuro presente do indicativo

gritamos = pretérito perfeito do indicativo

vencesse = pretérito imperfeito do subjuntivo

jogue = imperativo negativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário