domingo, 4 de julho de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Gênero Textual- Letra Da Música · Gênero Textual- Poema

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDOS:

·         Gênero Textual- Letra Da Música

·         Gênero Textual- Poema

HABILIDADES

·         Conhecer o gênero textual poema e identificar suas características.

·         Compreender os elementos que compõem um poema(versos, estrofes, rimas, disposição gráfica).

·         Definir a origem da música e identificar a sua classificação.

·         Identificar as características dos elementos básicos da música.

 

METODOLOGIA:

Uma breve explanação sobre os gêneros textuais, letra de música e  poema. Exercícios de fixação interpretação da música "Seios de Minas"- Paula Fernandes, pedir aos alunos que leiam a letra da música. Em seguida, fazer uma leitura compartilhada da música e pedir que eles respondam o questionário sobre a letra da música, propor aos alunos que produza um poema sobre o Estado do Espírito Santo contando sobre suas riquezas e seus sentimentos por morar nele, seguida fazer a correção coletiva e individual.

RECURSOS DIDÁTICOS:

·                    Material didático professor: Quadro branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo

·                    Material didático do aluno:Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

·                    Através da leitura, avaliar a compreensão do gênero textual, letra de música e a capacidade de reflexão sobre o que leram e sobre o texto. Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos. Solicitar aos alunos a produção de poemas e depois apresentação dos poemas criados pelos alunos.


GÊNERO TEXTUAL: LETRA DE MÚSICA


A música é um gênero textual escrito em forma de poema, geralmente com rimas e, interessantemente, a música é usada, muitas vezes, para fazer críticas e denúncias. São produzidas para atingir um determinado grupo da sociedade, podendo utilizar a linguagem de cada grupo, incluindo neologismos criados pelo compositor ou já existentes.

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação

 

Que braseiro, que fornalha

Nem um pé de plantação

Por falta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

 

Por farta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

 

Até mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse, adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

 

Entoce eu disse, adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

 

Hoje longe, muitas léguas

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar pro meu sertão

 

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar pro meu sertão

 

Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na plantação

Eu te asseguro não chore não, viu

Que eu voltarei, viu

Meu coração

 

Eu te asseguro não chore não, viu

Que eu voltarei, viu

Meu coração


GÊNEROTEXTUAL: POEMA

 

O poema é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de variadas maneiras, por ser possível formá-lo utilizando versos e estrofes de tamanho e números diferentes. O modo como o poema é organizado é tão importante quanto o tema. A escolha do tema, a maneira de falar, a combinação das palavras e a organização das estrofes formam uma unidade. A rima é uma característica do poema, porém não obrigatória, pois existem versos sem rimas. O poema requer a leitura em voz alta para que capturemos melhor o ritmo dos versos. É relevante observar o predomínio de uma classe gramatical na construção do poema, pois cada uma delas pode sugerir ideias, sensações e mensagens, assim como significações diversas. Para expressar emoções, sentimos, visões diversas da realidade ou criar suspende, o autor utiliza recursos que proporcionam efeitos de sentido e atribuem outros significados ao poema. 

 

O POETA
O poeta vai tirando da vida
os seus poemas
como pássaros desobedientes
e amestrados.

A palavra é o seu castelo,
sua árvore encantada,
abracadabra construindo o
universo.
(Roseana Murray)

 

QUESTÕES

 

SEIO DE MINAS

Eu nasci no celeiro de Minas

No berço mineiro

Sou do campo da serra

Onde impera o minério de ferro

 

Eu carrego comigo no sangue

Um dom verdadeiro

De cantar melodias de Minas

 no Brasil inteiro

 

Sou das minas de ouro

Das montanhas gerais

Eu sou filha dos montes

Das estradas reais

 

Meu caminho primeiro

Vi brotar dessa fonte

Sou do seio de Minas

Nesse estado um diamante.

Paula Fernandes

 

Obs.: * Cada linha de um poema é chamado de verso.

*Cada grupo de versos é chamado de estrofe.

 

 

APÓS REALIZAR A LEITURA DA MÚSICA FAÇA O QUE SE PEDE:

 

1. Qual é o significado do título da música? Explique.

Seio- centro de minas.

 

2. Qual é o tema da música? Explique.

Uma pessoa que sente orgulho do seu estado e canta sobre as riquezas que ele possui.

 

3. Quantas estrofes possui o poema?

4 estrofes

 

4. Quantos versos possui cada estrofe?

4 versos

 

5. Destaque as rimas de cada estrofe e anote:

Gerais, reais, fonte, diamante, Mineiro, verdadeiro, inteiro, primeiro.

 

6.No trecho, “sou do seio de minas nesse estado um diamante” significa:

(   ) Nasci em minas o estado que é diamante.

(X) Sou do centro de minas bairro diamante.

(   ) Sou mineira e sou como um diamante nesse lugar.

(   ) Nasci em minas e amo diamante.

(   ) Sou de minas que é um diamante.

 

7.Faça um poema sobre seu estado contando sobre suas riquezas e seus sentimentos por morar nele. Não esqueça de dar um título interessante ao seu texto.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário