domingo, 4 de julho de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6°ANO GRAMÁTICA: Substantivo; Classificação dos substantivos; Gênero do substantivo; Flexão do substantivo.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

PROFESSOR: Matheus Daniel de Souza

ANO:

CONTEÚDOS:

·                    GRAMÁTICA: Substantivo; Classificação dos substantivos; Gênero do substantivo; Flexão do substantivo.

 

HABILIDADES:

·                    Reconhecer características do substantivo e seu uso no texto.

·                    Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de determinada palavra ou expressão.

·                    Identificar os determinantes de substantivos inseridos no contexto.

·                    Reconhecer os substantivos e sua formação identificando os, no texto.

·                    Identificar o substantivo simples, composto, primitivo e derivado em textos.

·                    Identificar o grau em que o substantivo se apresenta nas palavras e nas orações.

·                    Identificar o substantivo e sua relação com as outras classes de palavras.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:       

·                    Introduzir e explicar os conceitos de Substantivo, Classificação dos substantivos, Gênero do substantivo; Flexão do substantivo através de uma aula expositiva e dialogada, atentando-se às regras de uso. Fixar a matéria aplicando os exercícios, seguida de correção coletiva.

RECURSOS DIDÁTICOS:

 

·                    Material didático professor: Quadro branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo

·                    Material didático do aluno:Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

·                    Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos. 

  

Substantivo

 

Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

 

Tipos de Substantivos

 

Os substantivos são classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

 

Substantivos Comuns- são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica, por exemplo, pessoa, gente, país.                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

 

Substantivos Próprios- são grafados em letra maiúscula, são palavras que particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie, por exemplo, Brasil, São Paulo, Maria.

 

Substantivo Simples- são formados por apenas uma palavra, por exemplo, flor, tempo, chuva.

 

Substantivo Composto-  é formado por mais de uma palavra, por exemplo, couve-flor, passatempo, guarda-chuva

 

Substantivo Concreto- designa as palavras reais ou tidas como reais, concretas, por exemplo, menina, homem, fada, lobisomem.

 

Substantivo Abstrato- é aquele que está relacionado aos sentimentos, estados, qualidades e ações, por exemplo, vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço (ação)

 

Substantivo Primitivo- como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras, por exemplo, casa, folha.

 

Substantivo Derivado- são aquelas palavras que derivam de outras, por exemplo, casarão (derivado de casa) e folhagem (derivado de folha).

 

Substantivo Coletivo- é aquele que se refere a um conjunto de seres, por exemplo, flora (conjunto de flores), álbum (conjunto de fotos).

 

 

Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

 

Leia este texto curioso e responda às questões 1 e 2.

1992 Chulé psicológico 

Medicina Uma equipe japonesa do Centro de Pesquisa Shisedo, de Yokohama, foi premiada pelas valiosas pesquisas sobre as causas do chulé. De fato, a pesquisa, em si, é séria. O engraçado foi a conclusão do trabalho, que parece não concluir nada: “Quem acha que tem chulé, sempre tem, e quem acha que não, não tem mesmo”. (Superinteressante, abr. 1995.) 


1. Retire do texto:

a) um substantivo próprio; 

b) um substantivo coletivo; 

c) dois substantivos comuns e simples.


http://1.bp.blogspot.com/-7l5P9id-dVA/UuRm38ctNzI/AAAAAAAAB2c/NstOeDS1jTU/s1600/01_Blog+Diogo.JPG

2. Observe os substantivos do texto da imagem ao lado.
a) Crie um substantivo derivado para cada um destes substantivos: • Brasil • espaço 
b) Quinta-feira é um substantivo composto e designa um dia da semana. Que outros dias da semana também são substantivos compostos?

c) Indique dois substantivos próprios existentes no texto.

Fonte: Português: Linguagens

# Respostas:

1. a) Yokohama   b) equipe   c) chulé, pesquisas, causas, trabalho, etc.

2.a)  Brasil: brasileiro, brasilidade   espaço:  espacial, espacialização, espacejar
b) segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira  

c)  Sol, Brasil Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GÊNEROS DO SUBSTANTIVO

 

Quanto ao gênero, os substantivos classificam-se em: uniformes ou biformes.

1-      Uniformes – apresentam apenas uma única forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

Exemplo: criança, dentista, barata macho/ barata fêmea

a)      Epicenos – são aqueles que precisam das palavras MACHO ou FÊMEA para diferenciarem o gênero.

Exemplo: tatu macho – tatu fêmea

b)      Comuns de dois- são aqueles que têm o gênero diferenciado pelo artigo e pelo pronome. O substantivo comum de dois apresenta a mesma forma para ambos os gêneros.

Alguns substantivos comuns de dois:

O agente – a agente

O artista – a artista

O colega – a colega

c)      Sobrecomum – são aqueles que apresentam uma só forma para os dois gêneros;

Alguns substantivos sobrecomuns:

O algoz – o carrasco – o cônjuge – o guia – o animal – o defunto – o ente – a criatura – a pessoa – a criança – a testemunha – o membro – o apóstolo – o monstro – o indivíduo – o manequim – a vítima – o verdugo – o sujeito – o tipo – o ser

2-      Biformes – apresentam duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino.

Exemplo: amigo – amiga

                patrão – patroa

 

FLEXÕES DE GRAU DO SUBSTANTIVO

 

O grau do substantivo são dois: aumentativo e diminutivo.

Grau aumentativo Quando se emprega um adjetivo que indique aumento chamamos de grau aumentativo analítico: casa grande, nariz imenso.

O grau aumentativo sintético acontece quando o substantivo recebe sufixos que indiquem aumento: cabeça – cabeção

 

Grau diminutivo O grau diminutivo analítico acontece quando se emprega um adjetivo que indique diminuição: casa pequena, nariz pequeno.

O grau diminutivo sintético acontece quando o substantivo recebe sufixos que indiquem diminuição: casinha, narizinho.

 

EXERCÍCIOS

1-  Observe.

Filhona, comprei um ursinho lindo para você!

a) Qual o grau dos substantivos destacados?

Filhona > aumentativo / Ursinho> diminutivo

b) O grau desses substantivos representa o tamanho real dos seres que eles exprimem? Explique.

Não, pois o grau faz referencia à afetividade/carinho.

 

2-  Dê o aumentativo e o diminutivo de:

a)    rapaz - rapagão/ rapazinho

b)   bêbado - beberrão/  bebadozinho

c)    casa - casarão ou casona / casebre, casinha ou casita

d)   ladrão - ladrãozão /ladrãozinho

e)   mão -manzarrona, manápula ou manzorra / mãozinha

f)   fogo - fogaréu / foguinho


3-. Classifique os substantivos uniformes, completando os parênteses conforme indicado abaixo.

(EP) epiceno             (CD) comum de dois                       (SC) sobrecomum

(     ) o/a jovem          (     ) o jacaré            (     ) o sabiá           (     ) a criança

(     ) a pessoa           (     ) o tatu               (     ) o/a pianista     (     ) a baleia

(     ) o/a estudante   (     ) o bebê              (     ) o mamão        (     ) o/a rival

jovem- cd, pessoa- sc, estudante- cd, jacaré- ep, tatu- ep, bebê- cd, sabiá- ep, pianista- cd, mamão- sc, criança- sc, baleia- ep, rival- cd

 

4-  Todos os substantivos a seguir aceitam duas formas para o plural,EXCETO:

a) os trens-bala/os trens-balas

b) as couves-flor/as couves-flores

c) os decretos-lei/os decretos-leis

d) as sextas-feira/as sextas-feiras

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário