SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
PROFESSOR: Matheus Daniel de Souza
ANO: 6°
CONTEÚDOS:
·
GRAMÁTICA: Substantivo; Classificação dos substantivos; Gênero do
substantivo; Flexão do substantivo.
HABILIDADES:
·
Reconhecer características do substantivo e seu
uso no texto.
·
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de determinada
palavra ou expressão.
·
Identificar os determinantes de substantivos inseridos no
contexto.
·
Reconhecer os substantivos e sua formação
identificando os, no texto.
·
Identificar o substantivo simples, composto,
primitivo e derivado em textos.
·
Identificar o grau em que o substantivo se
apresenta nas palavras e nas orações.
·
Identificar o substantivo e sua relação com as
outras classes de palavras.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
· Introduzir e explicar os conceitos de Substantivo, Classificação dos substantivos, Gênero do substantivo; Flexão do substantivo através de uma aula expositiva e dialogada, atentando-se às regras de uso. Fixar a matéria aplicando os exercícios, seguida de correção coletiva.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Material didático
professor: Quadro
branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo
· Material didático do aluno:Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.
PROCEDIMENTOS DE
AVALIAÇÃO:
· Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos.
Substantivo
Substantivos são palavras
que nomeiam seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre
outros. Eles podem ser flexionados em gênero
(masculino e feminino), número
(singular e plural) e
grau (aumentativo e diminutivo).
Tipos de Substantivos
Os substantivos são
classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Substantivos Comuns- são as palavras que designam os seres da mesma
espécie de forma genérica, por exemplo, pessoa, gente, país.
Substantivos Próprios- são grafados em letra maiúscula, são palavras que
particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie, por
exemplo, Brasil, São Paulo, Maria.
Substantivo Simples- são formados por apenas uma palavra, por exemplo,
flor, tempo, chuva.
Substantivo Composto- é formado
por mais de uma palavra, por exemplo, couve-flor, passatempo, guarda-chuva
Substantivo Concreto- designa as palavras reais ou tidas como reais,
concretas, por exemplo, menina, homem, fada, lobisomem.
Substantivo
Abstrato-
é aquele que está relacionado aos sentimentos, estados, qualidades e ações, por
exemplo, vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço
(ação)
Substantivo Primitivo- como o próprio nome indica, são aqueles que não
derivam de outras palavras, por exemplo, casa, folha.
Substantivo Derivado- são aquelas palavras que derivam de outras, por
exemplo, casarão (derivado de casa) e folhagem (derivado de folha).
Substantivo Coletivo- é aquele que se refere a um conjunto de seres, por
exemplo, flora (conjunto de flores), álbum (conjunto de fotos).
Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre
a classe gramatical "substantivo".
Leia este texto curioso e responda às questões 1
e 2.
1992 Chulé psicológico
Medicina Uma equipe
japonesa do Centro de Pesquisa Shisedo, de Yokohama, foi premiada pelas
valiosas pesquisas sobre as causas do chulé. De fato, a pesquisa, em si, é
séria. O engraçado foi a conclusão do trabalho, que parece não concluir nada:
“Quem acha que tem chulé, sempre tem, e quem acha que não, não tem
mesmo”. (Superinteressante, abr. 1995.)
1. Retire do texto:
a) um substantivo próprio;
b) um substantivo coletivo;
c) dois substantivos comuns e simples.
2. Observe os substantivos do texto da imagem ao
lado.
a) Crie um substantivo derivado para cada um
destes substantivos: • Brasil • espaço
b) Quinta-feira é um
substantivo composto e designa um dia da semana. Que outros dias da semana
também são substantivos compostos?
c) Indique dois substantivos próprios existentes
no texto.
Fonte: Português: Linguagens
# Respostas:
1. a) Yokohama b) equipe c) chulé,
pesquisas, causas, trabalho, etc.
2.a) Brasil: brasileiro,
brasilidade espaço: espacial, espacialização, espacejar
b) segunda-feira, terça-feira, quarta-feira
e sexta-feira
GÊNEROS DO SUBSTANTIVO
Quanto ao gênero, os substantivos classificam-se
em: uniformes ou biformes.
1- Uniformes – apresentam apenas uma
única forma tanto para o masculino quanto para o feminino.
Exemplo: criança, dentista, barata macho/ barata
fêmea
a) Epicenos – são aqueles que
precisam das palavras MACHO ou FÊMEA para diferenciarem o gênero.
Exemplo: tatu macho – tatu fêmea
b) Comuns de dois- são aqueles que têm o
gênero diferenciado pelo artigo e pelo pronome. O substantivo comum de dois
apresenta a mesma forma para ambos os gêneros.
Alguns substantivos comuns de dois:
O agente – a agente
O artista – a artista
O colega – a colega
c) Sobrecomum – são aqueles que
apresentam uma só forma para os dois gêneros;
Alguns substantivos sobrecomuns:
O algoz – o carrasco – o cônjuge – o guia – o animal
– o defunto – o ente – a criatura – a pessoa – a criança – a testemunha – o
membro – o apóstolo – o monstro – o indivíduo – o manequim – a vítima – o
verdugo – o sujeito – o tipo – o ser
2- Biformes –
apresentam duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino.
Exemplo: amigo – amiga
patrão
– patroa
FLEXÕES DE
GRAU DO SUBSTANTIVO
O grau do substantivo são dois: aumentativo e diminutivo.
Grau
aumentativo
– Quando se emprega um adjetivo que
indique aumento chamamos de grau aumentativo analítico: casa grande, nariz
imenso.
O grau aumentativo sintético acontece quando o substantivo recebe
sufixos que indiquem aumento: cabeça – cabeção
Grau
diminutivo – O grau diminutivo analítico acontece quando se emprega um
adjetivo que indique diminuição: casa pequena, nariz pequeno.
O grau diminutivo sintético acontece quando o substantivo recebe
sufixos que indiquem diminuição: casinha, narizinho.
EXERCÍCIOS
1- Observe.
Filhona, comprei um ursinho lindo para você!
a)
Qual o grau dos substantivos destacados?
Filhona
> aumentativo / Ursinho> diminutivo
b)
O grau desses substantivos representa o tamanho real dos seres que eles
exprimem? Explique.
Não,
pois o grau faz referencia à afetividade/carinho.
2- Dê o aumentativo e o diminutivo de:
a) rapaz
- rapagão/ rapazinho
b) bêbado
- beberrão/ bebadozinho
c) casa
- casarão ou casona / casebre, casinha ou casita
d) ladrão
- ladrãozão /ladrãozinho
e) mão
-manzarrona, manápula ou manzorra / mãozinha
f) fogo
- fogaréu / foguinho
3-. Classifique os substantivos uniformes, completando os parênteses
conforme indicado abaixo.
(EP) epiceno (CD) comum de dois (SC) sobrecomum
( ) o/a jovem (
) o jacaré ( )
o sabiá ( ) a criança
( ) a pessoa (
) o tatu (
) o/a pianista ( )
a baleia
( ) o/a estudante ( ) o bebê ( ) o
mamão ( ) o/a rival
jovem- cd, pessoa- sc, estudante- cd, jacaré- ep, tatu- ep, bebê-
cd, sabiá- ep, pianista- cd, mamão- sc, criança- sc, baleia- ep, rival- cd
4- Todos os substantivos a
seguir aceitam duas formas para o plural,EXCETO:
a) os trens-bala/os
trens-balas
b) as couves-flor/as
couves-flores
c) os decretos-lei/os
decretos-leis
d) as sextas-feira/as sextas-feiras
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