domingo, 4 de julho de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7°ANO GRAMÁTICA: Sujeito e Predicado; Posição do sujeito na oração.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ANO:

CONTEÚDOS:

·                    GRAMÁTICA: Sujeito e Predicado; Posição do sujeito na oração. 

 

HABILIDADES:

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:       

·                    Introduzir e explicar os conceitos de Substantivo, Classificação dos substantivos, Gênero do substantivo; Flexão do substantivo através de uma aula expositiva e dialogada, atentando-se às regras de uso. Fixar a matéria aplicando os exercícios, seguida de correção coletiva.

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

 

·                    Material didático professor: Quadro branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo

·                    Material didático do aluno: Caderno/ Lápis/Caneta/Borracha.

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

·                    Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos. 

 

ESTUDO DO SUJEITO

 

Posição do sujeito na oração

O sujeito pode aparecer em:

-ordem direta: antes do predicado.

Ex.: Os alunos / desenhavam despreocupado.

Sujeito                     Predicado

 

-ordem inversa: depois do predicado

Ex.: Desenhava despreocupados /  os alunos .

            Predicado                               Sujeito

-no meio do predicado

Ex.: Despreocupados /  os alunos /  desenhavam.

Predicado                       Sujeito             Predicado

 

NÚCLEO DO SUJEITO

 

Núcleo é a palavra base do sujeito. É a palavra principal porque é a respeito dela que o predicado diz algo.

       Sujeito                                Predicado

Um bando de pássaros  /  sobrevoava a cidade.

Núcleo do sujeito

      

Sujeito                                Predicado

O gato de pêlo branco  /  dormiu no telhado.

Núcleo do sujeito

 

Obs.: O núcleo do sujeito é constituído de um substantivo ou qualquer outra palavra com valor de substantivo.

Ex.:  Sujeito                           Predicado

Os patinhos   /  corriam doidos atrás da mãe.

Substantivo

 

Sujeito                     Predicado

Eles            /       corriam bastante.

Pronome

substantivo

 

Sujeito                      Predicado

Viver            /               é bom.

Palavra

substantivada

 

O sujeito quando apresenta um só núcleo é classificado como sujeito simples.

O Planeta Terra     / precisa de paz.

Sujeito simples            Predicado

 

Se o sujeito tem mais de um núcleo recebe o nome de sujeito composto.

Observe:

núcleo (substantivo) núcleo

Garfield e seu dono nos divertem bastante.

Sujeito composto

 

ATIVIDADES

 

1- Separe o sujeito do predicado e informe se estar na ordem direta ou inversa conforme o modelo:

No horizonte, sumia o sol lentamente.

Sujeito: o sol

Predicado: sumia lentamente no horizonte

Ordem: inversa

a- Aquela gritaria deixava me tonta.

Sujeito: Aquela gritaria

Predicado: deixava me tonta.

Ordem: direta

 

b- No lixo da feira, crianças garantia o seu almoço.

Sujeito: Crianças

Predicado: garantia o seu almoço no lixo

Ordem: inversa

 

c- Surgia ao longe uma estrela.

Sujeito: uma estrela

Predicado: surgia ao longe

Ordem: inversa

 

d- Moça e Rapazes procurava divertimento.

Sujeito: Moça e Rapazes

Predicado: procurava divertimento

Ordem: direta

 

e- Por todas as firmas ele passou a procura de emprego.

Sujeito: Por ele

Predicado: por todas a firmas passou a procura de emprego

Ordem: inversa

 

f- Ninguém aguarda mais o trem.

Sujeito: Ninguém

Predicado: aguarda mais o trem

Ordem: direta

 

g- Foram a escola pai, mãe e filha.

Sujeito: pai, mãe e filha

Predicado: foram a escola

Ordem: inversa

 

h- Poucos entenderam o plano.

Sujeito: Poucos

Predicado: entenderam o plano

Ordem: direta.

 

2- Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito:

a- Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.

Sujeito: Um bando de andorinhas

Predicado: pousou no fio elétrico

Núcleo do sujeito: bando

 

b- As duas crianças estavam na creche da prefeitura.

Sujeito: As duas crianças

Predicado: estavam na creche da prefeitura

Núcleo do sujeito: crianças

 

c- A madeira é utilizada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.

Sujeito: A madeira

Predicado: é utilizada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.

Núcleo do sujeito: madeira

 

d- Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.

Sujeito: Aqueles poucos atores

Predicado: reuniram-se em protesto no sindicato

Núcleo do sujeito: atores

 

e- A luta em defesa  do ambiente é necessária e fundamental.

Sujeito: A luta em defesa  do ambiente

Predicado: é necessária e fundamental

Núcleo do sujeito: luta

 

f- As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em apenas 4% do Território Estadual.

Sujeito: As florestas nativas de São Paulo

Predicado: sobrevivem em apenas 4% do Território Estadual.

Núcleo do sujeito: florestas

 

TIPOS DE SUJEITO

 

O sujeito pode aparecer:

Determinado: quando é possível determinar que elemento da oração funciona como sujeito.

Exemplo:

Renato aprendeu as notas musicais.

Alguém bateu na porta.

(eu) Aprendi as notas musicais.

·         Simples: quando possui apenas um núcleo.

·         Composto: quando possui dois ou mais núcleos.

·         Implícito: quando não está expresso na oração, mas é reconhecido pela desinência verbal.

Ex.:

→ sujeito implícito

(nós) Concordamos com suas ideias.

→ núcleo do sujeito

 

 

→ sujeito implícito

(eu) Não entendi  a questão.

→ núcleo do sujeito     

 

INDETERMINADO

 

Quando não é possível reconhecer que elemento da oração funciona como sujeito.

Exemplo:

                   Predicado

(?) Pegaram meu lápis, professor.

→sujeito indeterminado

 

           Predicado

(?) Vive-se bem no campo.

→sujeito indeterminado

 

Nessas orações onde só o predicado está expresso não se pode determinar sobre quem o verbo está dizendo algo.

Pode se construir um sujeito indeterminado de duas maneiras:

·         Colocando-se o verbo na 3ª pessoa do plural.

(?)                   Mandaram os acidentados para o hospital.

Sujeito                                 Predicado

indeterminado

 

·         Colocando se o verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado de pronome se.

 

(?)                Precisa-se de carpinteiro.

Sujeito                    Predicado

indeterminado

 

ORAÇÃO SEM SUJEITO

 

 

Apesar do sujeito ser o termo essencial da oração, há orações constituídas apenas do predicado. São orações formadas pelos  seguintes verbos.

a) haver: significando existir, acontecer, realizar-se e fazer.

muitos sonegadores impunes. (existem)

Houve algum problema com você. (aconteceu)

Houve uma grande festa de aniversario na cidade. (aconteceu)

muitos anos que não a vejo. (faz)

 

b) Fazer, ser  e estar, quando indicam tempo transcorrido ou fenômeno da natureza.

Faz dias que o carteiro não aparece.

Era cedo quando ele chegou.

Estava um dia chuvoso.

 

c) Verbos que exprimem fenômenos da natureza como nevar, chover, ventar, gear, trovejar, relampejar, anoitecer, etc.

Choveu muito hoje.

Anoiteceu devagar.

Geou no Paraná.

 

Os verbos das orações sem sujeito são chamados impessoais.

 

ATIVIDADES

 

1- Junte os dois períodos em um só, transformando sujeito simples em sujeito composto.

Modelo:

O pai foi viajar. O filho foi viajar.

O pai e o filho foram viajar.

 

a) O consumo de carne bovina aumentou. A produção de leite aumentou.

O consumo de carne bovina e de leite aumentaram.

 

b) A fome deve ser evitada. A violência deve ser evitada.

A fome e a violência devem ser evitadas.

 

c) Os cartazes do candidato foram censurados. As palavras do candidato foram censuradas.

Os cartazes e as palavras do candidatos foram censuradas.

 

d) Os policiais localizaram os sonegadores de impostos. Os fiscais localizaram os sonegadores de impostos.

Os policiais e os fiscais localizaram os sonegadores de impostos.

 

e) Os jornais noticiavam o acidente da Petrobrás. As rádios noticiaram o acidente da Petrobrás. 

Os jornais e as rádios noticiavam o acidente da Petrobrás.

 

2- Identifique os sujeitos das orações e classifique os em sujeito simples ou composto, implícito ou indeterminado.

a) Os dois sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar.

Sobrinhos, colegas

Composto

 

b) Entregaram o cheque hoje pela manhã.

Indeterminado

 

c) Olha vamos as vitrines.

Implícito (nós)

 

d) As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento.

Testemunhas

Simples

 

e) Falou-se muito sobre as reformas sociais.

Indeterminado

 

f) Os exportadores brasileiro vendem anualmente milhares de toneladas de frangos.

Exportadores brasileiro

Simples

 

g) Um grande grupo de estudantes entrevistou o secretario de saúde.

Grupo de estudantes

Simples

 

h) Com saudades sai a procura do amigo.

Implícito

 

i) Discutiu-se muito sobre o assunto.

Indeterminado

 

3- Classifique os sujeitos em simples, composto, indeterminado. Identifique também as orações sem sujeito.

a) Anda-se muito em São Paulo.

Indeterminado

 

b)Abraçaram-se contente os jogadores e técnicos vitoriosos.

Composto

 

c) Os olhos parados bonitos e tristes fixavam o horizonte.

Simples

 

d) A cadeira de balanço e o tricô inacabado lembravam me os tempos de infância.

Composto

 

e) "Ainda eram pequenas as casas exportadoras de cacau.

Simples

 

f) Tocaram a campainha.

Indeterminado

 

g) Eram mágicos o barulho da pipoca e o cheiro do café.

Composto

 

h) Trovejou toda a noite.

Oração sem sujeito

 

i) " Largaram me numa praia deserta do rio Amazônia".

Indeterminado

 

j) "O fogo passou; a casa da cruz caiu".

Simples

 

l) De repente ela soltou um grito...

Simples

 

 

PREDICADO VERBAL

 

Quanto à predicação, os verbos podem ser.

a) Intransitivos: são verbos de conteúdo significativo, não reclamam um complemento, podendo portanto constituir predicado sozinhos.

Ex.:

 

Lampião morreu.

Sujeito   Predicado

 

No banheiro (e que) se canta melhor. Sujeito indeterminado

                                 I.I.S

 

b) Verbo transitivo: são verbos de conteúdo significativo que por não terem sentido completo, reclamam um complemento.

Os verbos transitivos subdividem-se em:

I. Transitivos diretos: quando exige complemento sem.

Lampião     comprou           balas.

Sujeito          V.T.D           Obj. direto

 

 

Vende-se                   livros        importados.

V.T.D   pronome   

         apassivador

-Transitivo indireto: quando exige complemento com preposição obrigatória.

Lampião      gosta           de                       Maria Bonita.

Sujeito        V.T.I         preposição                   Obj. indireto

 

 

Fala-se             de            mudanças políticas.     Sujeito indeterminado

V.T.I  I.I.S    preposição      Obj. indireto

 

Verbo transitivo direto e indireto: quando exige complemento com ou sem preposição.

 

Lampião   ofereceu   flores           a                Maria Bonita.

Sujeito       V.T.D       O.D       Preposição             Obj. Ind

 

Verbo de ligação: são verbos que não possuindo conteúdo significativo servem como ligação entre o sujeito e o predicado do sujeito.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, andar, continuar.

 

A casa            é                       nova.

Sujeito         Verbo               Predicado

                 de ligação

 

Continua-se       livre.  Sujeito indeterminado

Verbo de  I.I.S

ligação

ATIVIDADES

 

1- Classifique quanto à predicação se o verbo é intransitivo, transitivo , transitivo direto, transitivo indireto ou verbo de ligação.

a) Juvenal atualizava seus conhecimentos.

Transitivo direto

 

b) O cão desapareceu na planície vazia.

Verbo intransitivo

 

c) Os meninos estavam nervosos.

Verbo de ligação

 

d) Ofereceram o cargo ao deputado.

Transitivo direto e indireto

 

e) Aqueles soldados não confiam em seus superiores.

Transitivo indireto

 

f) A noite chegou.

Verbo transitivo

 

g) A noite chegou inesperadamente.

Verbo intransitivo

 

h) A noite chegou fria.

Intransitivo

 

i) Os candidatos receberam o prêmio.

Transitivo direto

 

j) Fatos estranhos sucederam naquela noite.

Verbo intransitivo

 

2- Destaque os verbos e classifique os quando a sua predicação:

a) O atleta surge radiante.

Surge: verbo intransitivo

 

b) Os adultos rejeitaram a sopa.

Rejeitaram: Transitivo direto

 

c) Nós precisamos de calma e compreensão.

 Compreensão: Transitivo indireto 

 

d) Todos continuaram mudos na reunião.

Continuaram: Verbo de ligação

 

e) O trem apitava.

Intransitivo

 

f) Necessitamos de sua ajuda.

Necessitamos: Transitivo indireto

 

g) O sapateiro bate sola.

Transitivo direto

 

h) Confie em mim.

Confie: indireto

 

3- Relacione os verbos quanto a sua predicação:

(1) Verbo Intransitivo

(2) Verbo Transitivo Direto

(3) Verbo Transitivo Indireto

(4) Verbo de Ligação

(  ) O motorista parecia apressado.

(   ) Nossas propostas interessam a todos.

(   ) As águas do rios transbordaram.

(   ) O professor elogiou o trabalho do aluno.

(   ) As situação não piorou.

(   ) O cantor não gostava de reporteis.

(   ) O ator é ótimo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário