quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

>>>>ANÁLISE DO POEMA “ESTE INFERNO DE AMAR” DE ALMEIDA GARRET


Pode observar que o poema “Esse inferno de amar”, apresenta sentimentos românticos, como desejo, saudade, desilusão e outros. Sentimentos que deixam claro o romantismo expresso no poema. O prestígio do escritor proveio da sinceridade com a qual expressava sua visão pessoal do mundo. É justamente isso que se pode observar no prefácio de Folhas Caídas (1853) de Almeida Garrett. O autor faz uso de uma linguagem simples e popular o poema possui versos livres e melodiosos, formado por três estrofes compostos por seis versos cada, ele faz o uso também do pronome eu em todas as estrofes.
Quando ele diz:
Eu não sei, não me lembra: o passado,
 A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... Foi um sonho
Em que paz tão serena a dormi! 
Oh! Que doce era aquele sonhar... 
Quem me veio, ai de mim! Despertar?
Observamos que o autor fala de saudade, nos faz pensar que ele viveu um sonho e já não existe mais, deixou no passado, sentindo saudades. Sonho e escapada da realidade, nesse fragmento o “eu lírico” chama o momento em que o amor era apenas um sonho. O sonhar era doce, a felicidade, enquanto a realidade é o sofrimento, o inferno. Nesse trecho ele deixa clara a característica do saudosismo.

O poema nos faz notar uma paixão vivida pelo próprio autor que vai além de sentimentos, mas de um amor como se fosse a própria vida. A paixão de Almeida Garrett pela Princesa da luz, Rosa de Montúfar, todavia ele vivia essa paixão de forma confusa. Pode se notar também a característica do confecionalismo que é a aproximação do autor com a obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário