SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
CONTEÚDO:
·
Ortografia:Emprego
dos porquês.
HABILIDADE:
·
Reconhecer o uso dos
porquês em diferentes contextos.
·
Empregar os porquês conforme a norma culta.
METODOLOGIA:
·
Aula
expositiva; variações do uso dos porquês
(porque, por que, porquê e por quê);
·
Exemplificação
em frases;
·
Música
Os 4 tipos de porquês - Parodia Pedagógica;
·
Exercício
proposto;
·
Correção
de exercícios.
RECURSOS:
·
Material didático
professor: Quadro
branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo
·
Material didático do aluno: Caderno/
Lápis/Caneta/Borracha.
AVALIAÇÃO:
·
Escrita
(exercícios propostos) e oral (participação coletiva e individual).
·
Observar
os avanços nos procedimentos de leitura, a participação do aluno nas discussões
orais, sua atenção, o estabelecimento de relações e a síntese de ideias e
resolução das atividades.
USO DOS PORQUÊS
1. PORQUE (junto e sem acento): É uma conjunção explicativa. Usamos,
por exemplo, para responder perguntas. Essa forma pode ser substituída por
"POIS."
Ex.: Eu estou lendo esse artigo, porque (pois) preciso
entender melhor essa questão.
2. PORQUÊ (junto e com acento): É um substantivo e, portanto, vem
acompanhado de artigo, numeral, adjetivo ou pronome.
Ex.: Não tem jeito, você sempre começa com seus porquês para
justificar tudo o que faz de errado.
3. POR QUE (separado e sem acento):Usa-se quando for "motivo pelo
qual" ou quando for uma sentença interrogativa.
Ex. (1): Agora eu sei por
que (motivo pelo qual) você nunca fala comigo.
Ex. (2): Por que a
gente não vai ao cinema?
4. POR QUÊ (separado e com acento no "que"):Quando o
"que" estiver em final de sentença, ou seja, ao lado da pontuação,
precisa sempre ter o acento, em todos os casos.
Ex. (1): Ele está triste por quê? Por quê?
Ex. (2): O quê? E eu posso fazer o quê?
EMPREGO DOS PORQUÊS: MÚSICA:
OS 4 TIPOS DE PORQUÊS - A PRAÇA - PARÓDIA
PEDAGÓGICA
Hoje eu acordei com
vontade de escrever
Olhei atentamente os
quatro tipos de porquês
Junto, separado, com ou
sem acento
Esse é o porquê que eu não
aguento
É separado para pergunta
E com acento somente no
final
Será juntinho para
resposta
E com acento para motivo
real.
ATIVIDADES
“Por quês” e
“porquês” engraçados
Por que você acorda?
Porque você dorme.
Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.
Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.
Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no
galinheiro.
Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.
Por que a xícara tem asas mas não
voa?
Porque não é uma ave.
Por que o elefante pesa
toneladas?
Porque come muito.
Clélia
Márcia
1. Qual é o título do texto?
R.:
“Por ques” e “porques” engraçados
2.Quem é o autor do texto?
R.:
Clélia Márcia
3.Quantas frases possui o texto?
R.:
O texto possui 14 frases
4. Preencha
as lacunas em branco do texto com: Por
que, porque, por quê ou porquê?
Gabriela
tem quatro anos e está naquela fase dos porquês.
Seu Otávio estava na sala lendo jornal quando...
-
Papai, por que você lê jornal?
-
Porque preciso saber das notícias.
Respondeu o pai Gabi continuou:
-
Saber das notícias por quê?
-
Porque preciso ficar bem informado.
O pai respondeu, ainda paciente.
-
Por que você quer ficar bem
informado? Questionou novamente.
Já
cansado, o pai retrucou:
-
Ah, filha! Seus porquês estão me
deixando enrolado...
5.
Complete as frases com porque, porquê, por que ou por quê..
a)
Você não saiu? Por quê?
b) Porque
ela perdeu, fiquei triste.
c)
A estrada por que andei não tinha
fim.
d)
Não entendi o porquê de tanta
reclamação.
e) Não sei por que fui mal na prova.
6.Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em
vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:
(
) Não fiz a pesquisa * estava doente.
( ) * Marcela não conta toda a verdade?
( ) Não quis ir ao cinema *?
( ) Nem imagino o * dessa alegria.
(a)
porquê
(b) por quê
(c) por que
(d) porque
D; C; B;
A.
7.Complete
a cruzadinha de acordo com as frases abaixo empregando o uso do porquê e depois, reescreva-as:
a)
Ninguém soube explicar o _______________ da tragédia.
Ninguém soube explicar o porquê
da tragédia.
b)
Mamãe me perguntou ________________não fui ao clube.
Mamãe
me perguntou por que não fui ao
clube.
c)
___________________precisamos preservar o meio ambiente?
Por que precisamos preservar o meio ambiente?
d)
Os livros de literatura agradam tanto, __________________?
Os
livros de literatura agradam tanto, por
quê?
e)
André ficou feliz__________________passou no Vestibular.
André
ficou feliz por que passou no
Vestibular.
f)
Mariane me perguntou __________________não
poderia ir conosco.
Mariane
me perguntou por que não poderia ir
conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário