SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ANO: 7°
CONTEÚDOS:
·
GRAMÁTICA: Sujeito e Predicado;
Posição do sujeito na oração.
HABILIDADES:
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
·
Introduzir
e explicar os conceitos de Substantivo, Classificação
dos substantivos, Gênero do substantivo;
Flexão do substantivo através de uma aula expositiva e dialogada,
atentando-se às regras de uso. Fixar a matéria aplicando os exercícios, seguida
de correção coletiva.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Material didático
professor: Quadro
branco / Pincel / Apagador / Caneta/ Carimbo
·
Material didático do aluno: Caderno/
Lápis/Caneta/Borracha.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
·
Será avaliada a participação do aluno e resolução
de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos
alunos.
ESTUDO DO SUJEITO
Posição do
sujeito na oração
O sujeito
pode aparecer em:
-ordem
direta: antes do predicado.
Ex.: Os alunos
/ desenhavam despreocupado.
Sujeito Predicado
-ordem
inversa: depois do predicado
Ex.:
Desenhava despreocupados / os alunos .
Predicado Sujeito
-no meio do
predicado
Ex.:
Despreocupados / os alunos / desenhavam.
Predicado Sujeito Predicado
NÚCLEO DO SUJEITO
Núcleo é a
palavra base do sujeito. É a palavra principal porque é a respeito dela que o
predicado diz algo.
Sujeito Predicado
Um bando
de pássaros / sobrevoava a cidade.
Núcleo do
sujeito
Sujeito Predicado
O gato
de pêlo branco / dormiu no telhado.
Núcleo do
sujeito
Obs.:
O núcleo do sujeito é constituído de um substantivo ou qualquer outra palavra
com valor de substantivo.
Ex.: Sujeito Predicado
Os
patinhos / corriam doidos atrás da mãe.
Substantivo
Sujeito Predicado
Eles / corriam bastante.
Pronome
substantivo
Sujeito Predicado
Viver / é bom.
Palavra
substantivada
O
sujeito quando apresenta um só núcleo é classificado como sujeito simples.
O
Planeta Terra / precisa de
paz.
Sujeito simples Predicado
Se
o sujeito tem mais de um núcleo recebe o nome de sujeito composto.
Observe:
núcleo
(substantivo) núcleo
Garfield
e seu dono nos
divertem bastante.
Sujeito
composto
ATIVIDADES
1-
Separe o sujeito do
predicado e informe se estar na ordem direta ou inversa conforme o modelo:
No
horizonte, sumia o sol lentamente.
Sujeito: o sol
Predicado: sumia lentamente no horizonte
Ordem: inversa
a- Aquela gritaria deixava me tonta.
Sujeito: Aquela gritaria
Predicado: deixava me tonta.
Ordem: direta
b- No lixo da feira, crianças garantia
o seu almoço.
Sujeito: Crianças
Predicado: garantia o seu almoço no
lixo
Ordem: inversa
c- Surgia ao longe uma estrela.
Sujeito: uma estrela
Predicado: surgia ao longe
Ordem: inversa
d- Moça e Rapazes procurava divertimento.
Sujeito: Moça e Rapazes
Predicado: procurava divertimento
Ordem: direta
e- Por todas as firmas ele passou a
procura de emprego.
Sujeito: Por ele
Predicado: por todas a firmas passou a
procura de emprego
Ordem: inversa
f- Ninguém aguarda mais o trem.
Sujeito: Ninguém
Predicado: aguarda mais o trem
Ordem: direta
g- Foram a escola pai, mãe e filha.
Sujeito: pai, mãe e filha
Predicado: foram a escola
Ordem: inversa
h- Poucos entenderam o plano.
Sujeito: Poucos
Predicado: entenderam o plano
Ordem: direta.
2- Separe o sujeito do predicado e
identifique o núcleo do sujeito:
a- Um bando de andorinhas pousou no
fio elétrico.
Sujeito: Um bando de andorinhas
Predicado: pousou no fio elétrico
Núcleo do sujeito: bando
b- As duas crianças estavam na creche
da prefeitura.
Sujeito: As duas crianças
Predicado: estavam na creche da
prefeitura
Núcleo do sujeito: crianças
c- A madeira é utilizada na fabricação
de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
Sujeito: A madeira
Predicado: é utilizada na fabricação
de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
Núcleo do sujeito: madeira
d- Aqueles poucos atores reuniram-se
em protesto no sindicato.
Sujeito: Aqueles poucos atores
Predicado: reuniram-se em protesto no
sindicato
Núcleo do sujeito: atores
e- A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
Sujeito: A luta em defesa do ambiente
Predicado: é necessária e fundamental
Núcleo do sujeito: luta
f- As florestas nativas de São Paulo
sobrevivem em apenas 4% do Território Estadual.
Sujeito: As florestas nativas de São
Paulo
Predicado: sobrevivem em apenas 4% do
Território Estadual.
Núcleo do sujeito: florestas
TIPOS
DE SUJEITO
O sujeito pode aparecer:
Determinado: quando é possível determinar que
elemento da oração funciona como sujeito.
Exemplo:
Renato aprendeu as notas musicais.
Alguém bateu na porta.
(eu) Aprendi as notas musicais.
·
Simples: quando possui apenas um núcleo.
·
Composto: quando possui dois ou mais núcleos.
·
Implícito: quando não está expresso na oração,
mas é reconhecido pela desinência verbal.
Ex.:
→ sujeito implícito
(nós) Concordamos com suas ideias.
→ núcleo do sujeito
→ sujeito implícito
(eu) Não entendi a questão.
→ núcleo do sujeito
INDETERMINADO
Quando não é possível reconhecer que
elemento da oração funciona como sujeito.
Exemplo:
Predicado
(?) Pegaram meu lápis, professor.
→sujeito indeterminado
Predicado
(?) Vive-se bem no campo.
→sujeito indeterminado
Nessas orações onde só o predicado
está expresso não se pode determinar sobre quem o verbo está dizendo algo.
Pode se construir um sujeito
indeterminado de duas maneiras:
·
Colocando-se
o verbo na 3ª pessoa do plural.
(?) Mandaram os acidentados para
o hospital.
Sujeito Predicado
indeterminado
·
Colocando
se o verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado de pronome se.
(?) Precisa-se de carpinteiro.
Sujeito Predicado
indeterminado
ORAÇÃO SEM SUJEITO
Apesar do sujeito ser o termo
essencial da oração, há orações constituídas apenas do predicado. São orações
formadas pelos seguintes verbos.
a)
haver: significando existir, acontecer, realizar-se e fazer.
Há muitos sonegadores impunes. (existem)
Houve algum problema com você. (aconteceu)
Houve uma grande festa de aniversario na
cidade. (aconteceu)
Há muitos anos que não a vejo. (faz)
b)
Fazer, ser e estar,
quando indicam tempo transcorrido ou fenômeno da natureza.
Faz dias que o carteiro não aparece.
Era cedo quando ele chegou.
Estava um dia chuvoso.
c) Verbos que exprimem fenômenos da
natureza como nevar, chover, ventar, gear,
trovejar, relampejar, anoitecer, etc.
Choveu
muito hoje.
Anoiteceu devagar.
Geou no Paraná.
Os verbos das orações sem sujeito são
chamados impessoais.
ATIVIDADES
1- Junte os dois períodos em um só,
transformando sujeito simples em sujeito composto.
Modelo:
O pai foi
viajar. O filho foi viajar.
O pai e o
filho foram viajar.
a) O consumo de carne bovina aumentou.
A produção de leite aumentou.
O consumo de carne bovina e de leite
aumentaram.
b) A fome deve ser evitada. A
violência deve ser evitada.
A fome e a violência devem ser
evitadas.
c) Os cartazes do candidato foram
censurados. As palavras do candidato foram censuradas.
Os cartazes e as palavras do candidatos
foram censuradas.
d) Os policiais localizaram os
sonegadores de impostos. Os fiscais localizaram os sonegadores de impostos.
Os policiais e os fiscais localizaram
os sonegadores de impostos.
e) Os jornais noticiavam o acidente da
Petrobrás. As rádios noticiaram o acidente da Petrobrás.
Os jornais e as rádios noticiavam o
acidente da Petrobrás.
2- Identifique os sujeitos das orações
e classifique os em sujeito simples ou composto, implícito ou indeterminado.
a) Os dois sobrinhos e seus colegas de
escola foram acampar.
Sobrinhos, colegas
Composto
b) Entregaram o cheque hoje pela
manhã.
Indeterminado
c) Olha vamos as vitrines.
Implícito (nós)
d) As testemunhas reproduziram o
acidente no depoimento.
Testemunhas
Simples
e) Falou-se muito sobre as reformas
sociais.
Indeterminado
f) Os exportadores brasileiro vendem
anualmente milhares de toneladas de frangos.
Exportadores brasileiro
Simples
g) Um grande grupo de estudantes
entrevistou o secretario de saúde.
Grupo de estudantes
Simples
h) Com saudades sai a procura do
amigo.
Implícito
i) Discutiu-se muito sobre o assunto.
Indeterminado
3- Classifique os sujeitos em simples,
composto, indeterminado. Identifique também as orações sem sujeito.
a) Anda-se muito em São Paulo.
Indeterminado
b)Abraçaram-se contente os jogadores e
técnicos vitoriosos.
Composto
c) Os olhos parados bonitos e tristes
fixavam o horizonte.
Simples
d) A cadeira de balanço e o tricô
inacabado lembravam me os tempos de infância.
Composto
e) "Ainda eram pequenas as casas
exportadoras de cacau.
Simples
f) Tocaram a campainha.
Indeterminado
g) Eram mágicos o barulho da pipoca e
o cheiro do café.
Composto
h) Trovejou toda a noite.
Oração sem sujeito
i) " Largaram me numa praia
deserta do rio Amazônia".
Indeterminado
j) "O fogo passou; a casa da cruz
caiu".
Simples
l) De repente ela soltou um grito...
Simples
PREDICADO VERBAL
Quanto à predicação, os verbos podem
ser.
a)
Intransitivos: são verbos de conteúdo significativo, não reclamam um
complemento, podendo portanto constituir predicado sozinhos.
Ex.:
Lampião morreu.
Sujeito Predicado
No banheiro (e que) se canta
melhor. Sujeito indeterminado
I.I.S
b) Verbo transitivo: são verbos de
conteúdo significativo que por não terem sentido completo, reclamam um
complemento.
Os verbos transitivos subdividem-se
em:
I. Transitivos diretos: quando exige
complemento sem.
Lampião comprou balas.
Sujeito V.T.D Obj. direto
Vende-se livros importados.
V.T.D
pronome
apassivador
-Transitivo indireto: quando exige
complemento com preposição obrigatória.
Lampião gosta de Maria Bonita.
Sujeito V.T.I preposição Obj. indireto
Fala-se de mudanças políticas. Sujeito indeterminado
V.T.I
I.I.S preposição Obj. indireto
Verbo transitivo direto e indireto:
quando exige complemento com ou sem preposição.
Lampião ofereceu
flores a Maria Bonita.
Sujeito V.T.D O.D
Preposição Obj. Ind
Verbo de ligação: são verbos que não
possuindo conteúdo significativo servem como ligação entre o sujeito e o
predicado do sujeito.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, parecer,
permanecer, ficar, andar, continuar.
A casa é nova.
Sujeito Verbo Predicado
de ligação
Continua-se livre.
Sujeito indeterminado
Verbo de I.I.S
ligação
ATIVIDADES
1- Classifique quanto à predicação se
o verbo é intransitivo, transitivo , transitivo direto, transitivo indireto ou
verbo de ligação.
a) Juvenal atualizava seus
conhecimentos.
Transitivo direto
b) O cão desapareceu na planície
vazia.
Verbo intransitivo
c) Os meninos estavam nervosos.
Verbo de ligação
d) Ofereceram o cargo ao deputado.
Transitivo direto e indireto
e) Aqueles soldados não confiam em
seus superiores.
Transitivo indireto
f) A noite chegou.
Verbo transitivo
g) A noite chegou inesperadamente.
Verbo intransitivo
h) A noite chegou fria.
Intransitivo
i) Os candidatos receberam o prêmio.
Transitivo direto
j) Fatos estranhos sucederam naquela
noite.
Verbo intransitivo
2- Destaque os verbos e classifique os
quando a sua predicação:
a) O atleta surge radiante.
Surge: verbo intransitivo
b) Os adultos rejeitaram a sopa.
Rejeitaram: Transitivo direto
c) Nós precisamos de calma e
compreensão.
Compreensão: Transitivo indireto
d) Todos continuaram mudos na reunião.
Continuaram: Verbo de ligação
e) O trem apitava.
Intransitivo
f) Necessitamos de sua ajuda.
Necessitamos: Transitivo indireto
g) O sapateiro bate sola.
Transitivo direto
h) Confie em mim.
Confie: indireto
3- Relacione os verbos quanto a sua
predicação:
(1) Verbo Intransitivo
(2) Verbo Transitivo Direto
(3) Verbo Transitivo Indireto
(4) Verbo de Ligação
(
) O motorista parecia apressado.
(
) Nossas propostas interessam a todos.
(
) As águas do rios transbordaram.
(
) O professor elogiou o trabalho do aluno.
(
) As situação não piorou.
(
) O cantor não gostava de reporteis.
(
) O ator é ótimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário