sábado, 13 de novembro de 2021

GABARITO DO PET VOLUME 4 "PLANO DE ESTUDO TUTORADO" 2021 - 1º ANO ENSINO MÉDIO

 







SEMANA 6

1- a) Para salvar Ceci da tempestade que caia, Peri "luta" com a árvore demonstrando uma força descomunal ao conseguir arrancá-la do chão.

2- A miscigenação entre portugueses (Cecília) e indígenas (Peri).

3- a)  Ele aceita a troca de nome, fala palavras ofensivas com os "brancos" e se embriaga  nos botequins.

b) Não, ao contrário de Peri que é fiel, honrado e corajoso, Ipavu pratica furtos e é infiel as suas tradições.

c) Porque destrói a visão idealizada do índio, Ipavu é o oposto do cavaleiro medieval, ele é acomodado, prático e mediatista. 

4-  b) As transformações identificadas na cultura indígena brasileira são decorrentes da nova reestruturação do seu papel na sociedade e da delimitação de seus territórios.






SEMANA 5

1- a) denunciam os problemas sociais desde a política até religião.

2- c) uma mulher, literalmente vomitando, extirpando suas emoções.

3- a) O Mural Etnias representa a união dos povos da terra e a diversidade dos grupos étnicos dos 5 continentes.

b) Sim, o Grafite permite que cada artista interfira na paisagem de uma forma única criando uma crítica social singular. A cada nova obra de arte, uma nova linguagem é criada, provocando novas reflexões sobre os espaços urbanos. 




~
SEMANA 4

1- Propor, através de uma linguagem simplificada e que aproxime a população curitibana das questões de ordem pública, uma troca de ideias com representantes de outras prefeituras com relação a soluções para o meio ambiente.

2- a) Provavelmente sim, porque seria uma forma de outras prefeituras também mostrarem às suas populações os trabalhos que estão sendo feitos na área do meio ambiente.

b) Sim, pois essa é uma linguagem muito atrativa hoje em dia, que pode despertar a curiosidade do público e gerar uma reflexão e discussão sobre assuntos relevantes.

3- a) Sim, diversas prefeituras responderam à postagem Curitibana.

b) Sim, pois é uma forma de aproximar a população das ações realizadas pelo poder público, estimulando o interesse, reflexão e debate sobre questões que afetam a coletividade. 





SEMANA 3

1- Refere-se ao descarte do óleo de cozinha feito pela população. O texto relaciona o óleo jogado na pia, com a poluição dos rios e represas e apela para um melhor destino desta substância.

2-  Sim. A imagem conta o percurso do óleo da pia das casas até os peixes.

3- Os participantes são retratados a partir de uma visão subjetiva, levando o leitor a ter empatia pelos peixes que refletem a inocência diante da poluição.

4- V, V, V, F, F




SEMANA 2

1-  a)  A finalidade é informar e convidar as pessoas para um evento público.

 

b) Sim. Porque o cartaz utiliza uma linguagem apelativa que consegue convencer o público a tomar a decisão de participar do evento.

 

2-  a) A página de abertura de uma “homepage” apresenta informações gerais sobre a empresa ou produto e organiza as hiperligações e informações para o usuário.

 

b) É possível ter acesso ao histórico da empresa, principais atividades, iniciativas sociais, informações para investidores, fatos e dados, etc. Para saber a história e estrutura é necessário acessar o ícone" Quem Somos" e "Nossas Atividades".

 

3- c) O azul é a cor dos acessos que provavelmente interessam a um visitante mais focado, preocupado com investimentos, por exemplo.


                                                   SEMANA 1

1- PARÁGRAFO 1: introduzir o tema e inserir uma informação básica sobre o funcionamento da panela de pressão.

PARÁGRAFO 2: aprofundamento e detalhamento do funcionamento da panela.

PARÁGRAFO 3: informar sobre a  válvula de segurança da panela.

PARÁGRAFO 4: informar sobre o bom uso da panela.

PARÁGRAFO 5: alertar sobre a abertura da panela.

2-  a)  As palavras "Cuidado", "Recomenda-se".

b) Mais direto e decisivo, pois acentua o caráter de mando e de autoridade.

3- Em um artigo científico as figuras, gráficos e tabelas devem ser numeradas para que o leitor possa conectar o texto à imagem anexa.

4- Sim. A imagem ajuda o leitor a conectar as palavras ao objeto real.

5-  A função das imagens na tirinha é mostrar a sequência de ações dos personagens da tirinha. É através da imagem que sabemos o que acontece na história.

6-  Não, a imagem do texto 1 ilustra o que está descrito no texto, já as imagens do texto 2 tem um peso maior na compreensão do texto já que a linguagem verbal tem recorrência menor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário