sábado, 13 de novembro de 2021

GABARITO DO PET VOLUME 4 "PLANO DE ESTUDO TUTORADO 2021 - 2° ANO ENSINO MÉDIO





SEMANA 1

1- É um romance policial, pois a personagem encontra o corpo de Melo Scott e será preciso encontrar o assassino.

2- No romance policial é necessário que haja um crime e que este crime seja solucionado por um detetive, ou que haja uma perseguição ao criminoso. No romance policial está presente um sujeito-criminoso e o sujeito-detetive.

3- Ela foge porque Melo Scott já está morto e os policiais estão chegando ao local, assim provavelmente ela seria considerada a responsável pelo assassinato.





SEMANA 2

1-b) Hipérbole

2- Referência ao Holocausto: Eu vi o sangue que corria da montanha Quando Hitler chamou toda Alemanha. Referência à luta pela Liberdade: no Quilombo dos Palmares: Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta.

3- A semelhança entre os dois textos está na atemporalidade. Tanto o eu lirico da canção de Raul, quanto a personagem criada por Poliana viajam no tempo e conseguem reviver acontecimentos importantes da história.

4- A letra da canção rememora eventos que ocorreram no intervalo de tempo de aproximadamente 10 mil anos. São destacados fatos, referência a grandes clássicos da literatura e da mitologia. 





SEMANA 3

1- e) A expressão "Reis Magos", utilizada pelas personagens da tirinha, remete o leitor a um episódio retratado pelas narrativas bíblicas.

2-  Arca de Noé: Alusão ao dilúvio das narrativas bíblicas. Salomão/ Salmo: Alusão ao personagem bíblico, rei de Israel que teria escrito os Salmos apócrifos. Zumbi/ Quilombo de Palmares: Alusão ao líder quilombola que liderou a fuga de negros escravizados para  o Quilombo em Pernambuco.

3-  Remete aos autores Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.  Podemos ver isso no trecho, "..., mas em relação ao poema No meio do caminho, pode se passar cinquenta anos e ele nunca deixara de ser julgado". O poema citado é de autoria de Carlos Drummond de Andrade. Já em" Pedro, Baú de ossos…" há uma clara referência à obra "Baú de Ossos" de Pedro Nava, lançada em 1972.






SEMANA 4

1- A  violência urbana no Brasil se manifesta de diversas formas. Dentre as principais podemos citar mortes por homicídio envolvendo trafico de drogas, mortes e mutilações causadas por acidentes de trânsito, a violência policial que atinge principalmente negros e pobres, feminicídios, homofobia, racismo cada vez mais escancarado, e tantas outras manifestações violentas, sejam elas físicas, culturais ou psicológicas.

As consequências de toda essa violência são alarmantes. Em primeiro lugar, temos a sobrecarga do sistema de saúde para atender todas essas pessoas, pois quando elas não morrem acabam ficando com sequelas graves. Além disso, atendimento médico custa muito caro e quase tudo é pago com dinheiro público. Em segundo lugar, temos a retirada de parte significativa da população economicamente ativa do mercado de trabalho. E, em terceiro lugar, temos o uso da linguagem violenta cada vez mais intensificada, principalmente pelo Estado, com seu discurso criminoso de armar toda a população, contribuindo para deixar a sociedade cada vez mais violenta, como se não bastassem os inúmeros problemas que já temos. 



SEMANA 5

1-

2- Segunda coluna

(D) pelos amigos.

(E) aos usuários.

(H) em humor.

(F) de fazer.

(B) com a máquina.

(A) para a continuidade da vida.

(C) pelos resultados das provas

(G) do seu dono.

3- b) oposição.

4- a) Assisti ______a______ um fantástico espetáculo de mágicas.

b) São estes os alunos que desobedeceram ____ao______ regulamento da escola.

c) Maria prefere contos ____a___ crônicas.

d) Os avós querem _____aos___ seus netos tanto quanto __aos_____ seus filhos.

e) Este é um direito que assiste ______a______ o professor e também ______a___ o aluno.

5- a) A peça ______a______ que assistimos estreou no mês passado.

b) A pessoa que mais amei na vida não me amou.

c) A pessoa _______de_____ quem mais gostei na vida não me amou.

d) A estudante ____com________ quem me correspondo virá ao Brasil no próximo mês.

e) Você compreendeu ____por________ que não participaremos da festa?





SEMANA 6

1- É um romance policial, pois a personagem encontra o corpo de Melo Scott e será preciso encontrar o assassino.

2- O trecho é marcado pela alusão, pois é feita uma referência sutil aos eventos ou produções anteriores.

3-  Porque a personagem viaja no tempo, desta forma narrativa apresenta a atemporalidade como eixo estrutural do enredo.

4-  Até é uma preposição, e acompanha o verbo ir (vai) porque ele rege O complemento (janela) preposicionado (ir a algum lugar/até algum lugar).

5- a) Sim, apesar de composto somente por verbos e pronomes. O texto narra de forma coerente a rotina do empresário.

b) Não, o texto é destituído de elos coesivos, mas a ligação semântica garante a coerência do texto.

c) O título antecipa que o perfil do empresário será traçado a partir de suas ações narradas no tempo pretérito da terceira pessoa (conjugação). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário