domingo, 19 de setembro de 2021

Sequência Didática - Acentuação gráfica, semântica, Estrutura e Formação de palavras

 

Sequência Didática 


ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura

SÉRIE: Primeira

TURMAS: 1ºM01, 1ºM02, 1ºM03 e 1ºV01

CONTEÚDO: Acentuação gráfica, semântica, Estrutura e Formação de palavras

COMPETÊNCIAS:

  • Ampliar a competência comunicativa;
  • Conhecer a norma culta da língua;
  • Utilizar diferentes linguagens e tipologias textuais;
  • Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e  a linguagem.

HABILIDADES:

  • Ler e escrever com proficiência;
  • Utilizar a língua portuguesa de forma competente em diversas situações de comunicação;
  • Extrair informações do texto que permitam atribuir sentido e refletir sobre o uso da gramática textual;
  • Explorar as relações entre a linguagem coloquial e a formal nos diferentes textos.

TEMPO ESTIMADO (Nº DE AULAS): 22 aulas

DATA PREVISTA DE INÍCIO:

DATA PREVISTA PARA CONCLUSÃO:

RECURSOS: livro didático e quadro branco.


DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1 (4 aulas):

Na primeira aula, o professor deve apresentar o conceito de “acentuação gráfica” e justificar a definição através de exemplos no quadro. Após, revisar os conceitos de oxítona, proparoxítona, ditongo aberto, hiato e conceitos de separação de sílabas. Após aplicar um exercício de revisão desses conteúdos, que está já no ‘slide’.

Na segunda aula, o professor apresentará um conjunto de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas que possuam acento, mas sem a acentuação no quadro. Logo após, separas as palavras e mostrará as 3 regras gerais de acentuação.

Oxítonas

Paroxítonas

Proparoxítonas

Café – Macaé - Bonés

Fênix- tríceps - hífen

Matemática

Cipó - Armazém

Amélia – fêmur - ímã

Física

Amapá - Pará

Fácil – álbum - vírus

página

Na terceira aula, o professor deve apresentar a regra de inversão e complementação entre a regra das oxítonas e a regra das paroxítonas. Após os alunos deverão realizar todas as atividades propostas no livro didático.

Quando se acentua a oxítona ...

... não se acentua a paroxítona com a mesma terminação.

Pará

Casa

Acara

atividade

 

Na quarta aula, o professor fará correção de todas as atividades, aproveitando para revisar o conteúdo explicado.

ETAPA 2 (2 aulas):

Na primeira aula, o professor deve apresentar um conjunto de palavras que possuam ditongos abertos em “éu”, “oi” e “éi” e hiatos com “i” ou “u” na segunda vogal, que possuam acento, mas sem a acentuação no quadro. Logo após, separas as palavras e indicará as 2 regras complementares de acentuação. O professor deve mediar a realização de todas as atividades propostas no livro didático.

Ditongo aberto

Hiato

Herói – chapéu - pastéis

Saúde – raízes – juízes – Piauí –

faísca

 

O professor apresentará a tirinha abaixo e mostrará como as regras eram antes do acordo ortográfico para compreender que muitas palavras que encontramos em livros ou histórias mais antigas não possuem acento mais.

Na segunda aula, o professor fará correção de todas as atividades, aproveitando para revisar o conteúdo explicado.

ETAPA 3 (4 aulas):

Na primeira aula, o professor deve apresentar um conjunto de frases com palavras que possuam “acento diferencial” contidas no livro didático. Logo, o professor apresentará as regras do acento diferencial obrigatório e opcional.

Na segunda aula, o professor mediará a realização de todas as atividades do livro didático.

Na terceira aula, o professor fará uma revisão de todas as regras de acentuação gráfica e os alunos farão uma atividade complementar.

Na quarta aula, o professor fará correção de todas as atividades.

ETAPA 4 (2 aulas)

O professor pedirá aos alunos que, em casa, em pesquisem livros ou revistas três frases com palavras acentuadas. Os trechos devem ser anotados no caderno e cada palavra acentuada deve ser justificada segundo a regra.

Na primeira aula, o professor corrigirá as justificativas e proporá o desafio da acentuação. Usando o celular, o aluno deverá acessar a rede social Facebook, responder à frase do professor e desafiar dois alunos da turma para justificar o acento de uma frase. Além disso, a postagem com mais “likes” em uma semana, ganhará uma caixa de bombons.

Exemplo da postagem

#DesafioDaAcentuação

Desafio (Marcar nome dos alunos) a justificar o acento da palavra “sabiá” da frase:

“Minha terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá 

Gonçalves Dias

 

Exemplo de repostagem

#DesafioDaAcentuação

Fui desafiado por (marcar nome de quem o desafiou) a justificar o acento da palavra “sabiá” da frase:

“Minha terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá 

Gonçalves Dias

A palavra "sabiá" é acentuada, pois, é uma oxítona termina em –a.

Agora, desafio () a justificar o acento da palavra __________ da frase:

(inserir uma frase)

Na segunda aula, o professor apresentará o perfil dos alunos e comentará as respostas do desafio.

ETAPA 5 (2 aulas)

 Aula expositiva sobre noções de semântica através de ‘slides’ e exemplos no quadro sobre sinônimos e antônimos; Homônimos e parônimos e esclarecer as dúvidas dos alunos.

ETAPA 6 (2 AULAS)

Atividades do livro didático e correção no quadro.

ETAPA 7 (2 AULAS)

Aula expositiva sobre estrutura e formação de palavras através de ‘slides’ e exemplos no quadro e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

ETAPA 8 (2 AULAS)

Atividades do livro didático e correção no quadro.

AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá de forma sistemática por meio do acompanhamento da aprendizagem e através de uma verificação de aproveitamento no final do trimestre.

REFERÊNCIAS:

AMARAL, Emília; ANTÔNIO, Severino; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo. Novas palavras: Língua Portuguesa. 2 ed. FTD. São Paulo, SP. 2013, 400 p.


CURRÍCULO BÁSICO ESTADUAL. Ensino Médio. Volume 1: Linguagem e Códigos, e suas tecnologias. SEDU. Vitória. 2009. 132 p.

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