Sequência
Didática
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Linguagens
e Códigos
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura
SÉRIE:
Primeira
TURMAS:
1ºM01, 1ºM02, 1ºM03 e
1ºV01
CONTEÚDO: Acentuação gráfica, semântica, Estrutura e Formação de palavras
COMPETÊNCIAS:
- Ampliar
a competência comunicativa;
- Conhecer
a norma culta da língua;
- Utilizar
diferentes linguagens e tipologias textuais;
- Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.
HABILIDADES:
- Ler
e escrever com proficiência;
- Utilizar
a língua portuguesa de forma competente em diversas situações de
comunicação;
- Extrair
informações do texto que permitam atribuir sentido e refletir sobre o uso
da gramática textual;
- Explorar
as relações entre a linguagem coloquial e a formal nos diferentes textos.
TEMPO
ESTIMADO (Nº DE AULAS): 22
aulas
DATA PREVISTA DE INÍCIO:
DATA
PREVISTA PARA CONCLUSÃO:
RECURSOS: livro didático e
quadro branco.
DESENVOLVIMENTO:
ETAPA
1 (4 aulas):
Na primeira aula, o professor deve apresentar o conceito
de “acentuação gráfica” e justificar a definição através de exemplos no
quadro. Após, revisar os conceitos de oxítona, proparoxítona, ditongo aberto, hiato
e conceitos de separação de sílabas. Após aplicar um exercício de revisão
desses conteúdos, que está já no ‘slide’.
Na segunda aula, o professor apresentará um conjunto de
palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas que possuam acento, mas sem a
acentuação no quadro. Logo após, separas as palavras e mostrará as 3 regras
gerais de acentuação.
Oxítonas
|
Paroxítonas
|
Proparoxítonas
|
Café – Macaé - Bonés |
Fênix- tríceps - hífen |
Matemática |
Cipó - Armazém |
Amélia – fêmur - ímã |
Física |
Amapá - Pará |
Fácil – álbum - vírus |
página |
Na terceira aula, o professor deve apresentar a regra de
inversão e complementação entre a regra das oxítonas e a regra das paroxítonas.
Após os alunos deverão realizar todas as atividades propostas no livro
didático.
Quando se acentua a oxítona ... |
... não se acentua a paroxítona com
a mesma terminação. |
Pará |
Casa |
Acarajé |
atividade |
Na quarta aula, o professor fará correção de todas as
atividades, aproveitando para revisar o conteúdo explicado.
ETAPA
2 (2 aulas):
Na primeira aula, o professor deve apresentar um conjunto
de palavras que possuam ditongos abertos em “éu”, “oi” e “éi” e hiatos com “i”
ou “u” na segunda vogal, que possuam acento, mas sem a acentuação no quadro.
Logo após, separas as palavras e indicará as 2 regras complementares de
acentuação. O professor deve mediar a realização de todas as atividades
propostas no livro didático.
Ditongo aberto |
Hiato |
Herói – chapéu - pastéis |
Saúde – raízes – juízes – Piauí – faísca |
O professor apresentará a tirinha abaixo e mostrará como
as regras eram antes do acordo ortográfico para compreender que muitas palavras
que encontramos em livros ou histórias mais antigas não possuem acento mais.
Na segunda aula, o professor fará correção de todas as
atividades, aproveitando para revisar o conteúdo explicado.
ETAPA
3 (4 aulas):
Na primeira aula, o professor deve apresentar um conjunto
de frases com palavras que possuam “acento diferencial” contidas no livro
didático. Logo, o professor apresentará as regras do acento diferencial obrigatório
e opcional.
Na segunda aula, o professor mediará a realização de
todas as atividades do livro didático.
Na terceira aula, o professor fará uma revisão de todas
as regras de acentuação gráfica e os alunos farão uma atividade complementar.
Na quarta aula, o professor fará correção de todas as
atividades.
ETAPA 4 (2 aulas)
O professor pedirá aos alunos que, em casa, em pesquisem
livros ou revistas três frases com palavras acentuadas. Os trechos devem ser
anotados no caderno e cada palavra acentuada deve ser justificada segundo a
regra.
Na primeira aula, o professor corrigirá as justificativas
e proporá o desafio da acentuação. Usando o celular, o aluno deverá acessar a
rede social Facebook, responder à frase do professor e desafiar dois alunos da
turma para justificar o acento de uma frase. Além disso, a postagem com mais
“likes” em uma semana, ganhará uma caixa de bombons.
Exemplo
da postagem |
#DesafioDaAcentuação Desafio
(Marcar nome dos alunos) a justificar o acento da palavra “sabiá” da frase: “Minha
terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá” Gonçalves Dias |
Exemplo
de repostagem |
#DesafioDaAcentuação Fui
desafiado por (marcar nome de quem o desafiou) a justificar o acento da
palavra “sabiá” da frase: “Minha
terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá” Gonçalves Dias A palavra "sabiá" é acentuada, pois, é uma oxítona termina em –a. Agora,
desafio () a justificar o acento da palavra __________ da frase: (inserir uma frase) |
Na segunda aula, o professor apresentará o perfil dos
alunos e comentará as respostas do desafio.
ETAPA 5 (2 aulas)
Aula
expositiva sobre noções de semântica através de ‘slides’ e exemplos no quadro
sobre sinônimos e antônimos; Homônimos e parônimos e esclarecer as dúvidas dos
alunos.
ETAPA 6 (2 AULAS)
Atividades do livro didático e correção no quadro.
ETAPA 7 (2 AULAS)
Aula expositiva sobre estrutura e formação de palavras
através de ‘slides’ e exemplos no quadro e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
ETAPA 8 (2 AULAS)
Atividades do livro didático e correção no quadro.
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá de forma sistemática por meio do acompanhamento da aprendizagem e através de uma verificação de aproveitamento no final do trimestre.
REFERÊNCIAS:
AMARAL,
Emília; ANTÔNIO, Severino; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo. Novas palavras: Língua Portuguesa. 2
ed. FTD. São Paulo, SP. 2013, 400 p.
CURRÍCULO BÁSICO ESTADUAL. Ensino Médio. Volume 1: Linguagem e Códigos, e suas tecnologias. SEDU. Vitória. 2009. 132 p.
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